Pinheiral – No sábado (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Para marcar a data, a Prefeitura de Pinheiral preparou uma programação voltada para abordar o tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Campanha Maio Laranja.
A ação será realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar da cidade.
Dentre as atividades a serem realizadas estão rodas de conversas nos dias 15,16 e 17 de maio nas unidades do CRAS dos bairros Cruzeiro, Centro e Parque Maíra. No dia 18 de maio, sábado, a partir das 08 da manhã, acontece uma panfletagem durante a tradicional Feira dos Produtores Rurais, na praça Luiz Gonzaga, com a distribuição de folder e divulgação de cartazes informativos sobre o tema.
O atendimento às famílias que tiveram seus direitos violados é realizado pelo CREAS, unidade localizada na Rua Doutor José Farah, número 88, Centro, e conta com uma equipe multidisciplinar que atende crianças e adolescentes da cidade.
Para relatar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, basta entrar em contato com o Disque 100, um serviço destinado ao registro e encaminhamento de denúncias que pode ser acionado por qualquer cidadão e é sigiloso sem ser necessário qualquer identificação na denúncia. Além deste, a população pode recorrer a Polícia Militar, pelo telefone 190 e Conselho Tutelar de Pinheiral, que funciona 24 horas pelo número (24) 99987-2780.
De acordo com a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a campanha, marcada pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visa não apenas dar visibilidade ao tema, mas também promover uma reflexão coletiva sobre a responsabilidade de cada um no enfrentamento dessa grave violação dos direitos humanos.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade que não podemos ignorar. Por isso, estamos empenhados em compartilhar informações, promover debates e criar estratégias eficazes para prevenir e combater essa forma de violência. A proteção desses jovens é uma responsabilidade de todos nós. Por isso, contamos com o engajamento e apoio de toda a comunidade para juntos enfrentarmos esse desafio”, concluiu Patrícia.
Confira a programação completa:
– 15 de maio (quarta-feira)
Roda de Conversa no CRAS II
– 16 de maio (quinta-feira)
Roda de Conversa no CRAS III
– 17 de maio (sexta-feira)
Roda de Conversa CRAS I
– 18 de maio (sábado)
Panfletagem na Feirinha no Centro da cidade com distribuição de folder e divulgação de cartazes (com distribuição de pipoca e algodão doce).