Pinheiral tem programação voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Objetivo é aumentar a visibilidade da Campanha Maio Laranja e conscientizar a população sobre o tema

by Lívia Nascimento

Foto: Depositphotos

Pinheiral – No sábado (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Para marcar a data, a Prefeitura de Pinheiral preparou uma programação voltada para abordar o tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Campanha Maio Laranja.

A ação será realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar da cidade.

Dentre as atividades a serem realizadas estão rodas de conversas nos dias 15,16 e 17 de maio nas unidades do CRAS dos bairros Cruzeiro, Centro e Parque Maíra.  No dia 18 de maio, sábado, a partir das 08 da manhã, acontece uma panfletagem durante a tradicional Feira dos Produtores Rurais, na praça Luiz Gonzaga, com a distribuição de folder e divulgação de cartazes informativos sobre o tema.

O atendimento às famílias que tiveram seus direitos violados é realizado pelo CREAS, unidade localizada na Rua Doutor José Farah, número 88, Centro, e conta com uma equipe multidisciplinar que atende crianças e adolescentes da cidade.

Para relatar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, basta entrar em contato com o Disque 100, um serviço destinado ao registro e encaminhamento de denúncias que pode ser acionado por qualquer cidadão e é sigiloso sem ser necessário qualquer identificação na denúncia. Além deste, a população pode recorrer a Polícia Militar, pelo telefone 190 e Conselho Tutelar de Pinheiral, que funciona 24 horas pelo número (24) 99987-2780.

De acordo com a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a campanha, marcada pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visa não apenas dar visibilidade ao tema, mas também promover uma reflexão coletiva sobre a responsabilidade de cada um no enfrentamento dessa grave violação dos direitos humanos.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade que não podemos ignorar. Por isso, estamos empenhados em compartilhar informações, promover debates e criar estratégias eficazes para prevenir e combater essa forma de violência. A proteção desses jovens é uma responsabilidade de todos nós. Por isso, contamos com o engajamento e apoio de toda a comunidade para juntos enfrentarmos esse desafio”, concluiu Patrícia.

Confira a programação completa:

– 15 de maio (quarta-feira)

Roda de Conversa no CRAS II

– 16 de maio (quinta-feira)

Roda de Conversa no CRAS III

– 17 de maio (sexta-feira)

Roda de Conversa CRAS I

– 18 de maio (sábado)

Panfletagem na Feirinha no Centro da cidade com distribuição de folder e divulgação de cartazes (com distribuição de pipoca e algodão doce).

 

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996