terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Piraí vai inaugurar Marco Histórico da Serra do Matoso na próxima sexta-feira

Piraí vai inaugurar Marco Histórico da Serra do Matoso na próxima sexta-feira

Matéria publicada em 8 de novembro de 2019, 12:34 horas

 


Evento terá atividades esportivas no feriado da Proclamação da República, no próximo dia 15

Piraí – A Prefeitura de Piraí em parceria com a Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso vão realizar a inauguração do Marco Histórico da Serra do Matoso, na próxima sexta-feira (15). O evento, que será no feriado da Proclamação da República, vai contar com atividades esportivas.

Mountain bike, caminhada ecológica, corrida de montanha, música, barracas com comidas, bebidas, doces e feira agroecológica serão promovidas no dia do evento.

Nos primeiros dois dias de inscrições para as competições esportivas, mais de 200 atletas se registraram. A concentração será na Mansão do Forró, que fica na Estrada do Caçador, no município de Itaguaí, às 8h.

O trajeto será pela Estrada Calçada com chegada em Três Vendas, na Serra do Matoso, em Piraí, onde acontecerá a inauguração prevista para meio dia. As festividades são de comemoração pelo resgate e valorização do caminho, que teve importância para economia e história do país.

Estrada teve importância no crescimento econômico do Brasil
(Foto: Divulgação)

Estrada Calçada

Conhecida como Estrada Real ou Imperial, sendo denominada oficialmente à época como Estrada do Presidente, em homenagem ao presidente da província, Paulino José Soares de Souza. Foi construída no século XVIII, por onde transitavam as comitivas da corte, em suas viagens à São Paulo. A maior parte das riquezas produzidas no Vale do Paraíba e de outras localidades eram transportadas pela estrada com destino ao Rio de Janeiro.

Na região das Serras do Matoso e do Piloto existem ruínas de casórios antigos e sedes de fazendas, como o Casarão de Santa Thereza, que está em perfeito estado de conservação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document