sábado, 4 de dezembro de 2021 - 01:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Podas preventivas de árvore são intensificadas em bairros de Volta Redonda

Podas preventivas de árvore são intensificadas em bairros de Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de outubro de 2021, 11:41 horas

 


Segundo a prefeitura, em setembro, foram quase 450 do total de 1.769 desde o mês de janeiro deste ano; ação antecede período com maior incidência de chuvas

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), intensificou as podas de árvores desde o mês passado. A medida é de prevenção a acidentes por conta da chegada do período com maior incidência de chuvas. Somente em setembro, o Departamento de Parques e Jardins da SMI podou 437 árvores, número significativo se comparado as 1.769 feitas durante todo o ano de 2021.

De acordo com a subsecretária de Infraestrutura de Volta Redonda, Poliana Gama, o serviço é realizado em árvores que estão em área pública e que oferecem riscos a pedestre ou podem cair sobre veículos ou construções. Além da observação das equipes da SMI, que está diariamente nas ruas da cidade, os funcionários da pasta atendem a demanda da população. “Também realizamos podas em árvores que entrelaçam na rede elétrica. A Light, concessionária de energia, retira os galhos em meio à rede e fazemos o restante do serviço”, explicou Poliana.

Bairros 

Somente no mês de setembro, a equipe do Departamento de Parques e Jardins esteve em 22 bairros para executar o serviço de poda de árvores. Foram beneficiados: Voldac, Santo Agostinho, Minerlândia, Água Limpa, Jardim Belmonte, Vila Santa Cecília, Açude, Sessenta, Ilha São João, Tangerinal, Jardim Primavera, Vila Rica/Tiradentes, Niterói, Jardim Belvedere, Retiro, Laranjal, Aterrado, Nossa Senhora das Graças, Volta Grande, Jardim Tiradentes, São João Batista, Jardim Amália, São João, Santa Rita do Zarur e Santa Cruz.

O mesmo departamento é responsável pelo corte de árvores, previamente autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a retirada de galhos resultantes destes serviços. Nos sete primeiros meses do ano, foram realizados 163 cortes e 120 retiradas de árvores caídas. A equipe é formada por 20 funcionários que utilizam dois caminhões caçamba e um caminhão cesto. O grupo atua diariamente, de segunda a sexta-feira, e em esquema de plantão nos finais de semana e feriados.

Serviços 

Para solicitar o serviço do Departamento de Parques e Jardins da SMI, a população deve entrar em contato com a CAU (Central de Atendimento Único), pelo telefone 156. O atendente fará o encaminhamento de acordo com a situação relatada. Em caso de corte, o pedido será encaminhado, primeiramente, à Secretaria de Meio Ambiente, que faz vistoria e autoriza ou não o serviço; quando há galhos na rede elétrica, a Light é acionada; e no caso de poda simples, a solicitação é passada diretamente para a Secretaria de Infraestrutura.

Vinte e dois bairros foram atendidos em setembro (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Moro na Vila Americana as árvores da rua Cruzeiro do Sul .estão . Grandes e no fio elétrico.peço. para a equipe da SMI faça uma inspeção .

  2. Gostaria de saber qual é a mágica para eles virem podar a árvore.
    Tenho 5 anos pedindo e até agora nada.
    Ela está enorme.
    E Agora nem é poda mais, preciso que tirem ela, pois destruiu a calçada e está destruindo a rede de água da vizinha.

  3. Só para deixar claro já foi efetuado o pedido de corte até por vereador e não fizeram exatamente nada

  4. Otima iniciativa da prefeitura, porém o problema é que quando fazem a poda, não é retirado os galhos de arvores que são cortados. Não é que eles não tiram no mesmo dia, os galhos ficamos dias, até meses espalhados na calçadas impedindo a passagem de pedestre e até danificando os canteiros que os próprios moradores fizeram no local. Isso tem acontecido no bairro Vila Rica proóximo ao Jardim Tiradentes. Ele s já fizeram 02 podas, a primeira levou mais de 40 dias para retirar os galhos de árvores da calçadas e a segunda já tem 20 dias.

  5. Pede para equipes da SMI, fazer uma inspeção na Rua 41C até a Praça dos Ex-combatentes no Bairro 60.
    Eles vão ver tronco de árvore prestes a cair, árvores totalmente com ervas de passarinho comprometidas, etc…
    Tem que fazer a inspeção andando a pé.

  6. Muito bom a poda se ficou como na foto, pois normalemtne como vemos em VR são bem diferentes. Aqui vemos muito fazendo CORTES irresponsáveis achando que é podas.

Untitled Document