
Fotos: Divulgação/Semop.
Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu nesta segunda-feira (10) um Gol branco com suspeita de clonagem em Volta Redonda. O fato ocorreu no bairro Santa Cruz. No mesmo dia, outro carro, um Toyota Corolla, com registro de estelionato e que havia sido removido das ruas pela Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), foi entregue ao proprietário pela Polícia Civil (93ª DP). Os casos seguem sob investigação.
No primeiro caso, os profissionais do Sistema Integrado de Segurança Pública receberam uma denúncia via WhatsApp, nos grupos administrados pela Semop, sobre o estado de abandono de um Gol branco. Ao chegarem ao local, foi constatada uma divergência entre a placa e o número do chassi do automóvel. O veículo foi encaminhado à 93ª DP para registro e, posteriormente, levado ao depósito público municipal, onde passará por uma perícia da Polícia Civil.
Já o Toyota Corolla, que possuía restrição judicial, foi identificado na última sexta-feira (7) por câmeras de leitura de placas veiculares, as OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português). O setor de Inteligência da GMVR monitorou o carro e alertou os agentes em patrulhamento, que realizaram a abordagem ao condutor.
O motorista afirmou ter comprado o Corolla em uma agência de veículos. Ele foi ouvido e liberado, enquanto o veículo permaneceu apreendido, sendo entregue nesta segunda-feira ao verdadeiro proprietário. O homem registrou um boletim de ocorrência por estelionato contra a agência de veículos, alegando que deixou o carro para venda em consignação, mas não recebeu qualquer valor após a venda. A Polícia Civil segue investigando o caso.
“São ações que demonstram a importância da tecnologia e da integração entre as forças de segurança, garantindo uma resposta rápida aos envolvidos. Parabenizo os guardas municipais e os profissionais do Sistema Integrado de Segurança Pública. Isso é essencial para que não haja qualquer sensação de impunidade em Volta Redonda”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.