
Foto: Divulgação
Angra dos Reis – Uma operação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil resultou, nesta quarta-feira (19), na apreensão de um veleiro avaliado em R$ 450 mil, atracado em um cais privado em Bracuí, em Angra dos Reis.
A embarcação, de bandeira argentina e anunciada para venda, estava há mais de um ano no Brasil sem documentação que comprovasse sua importação regular. Além disso, não havia registro de pedido de admissão temporária no país nem autorização de passe de entrada junto à Capitania dos Portos. O veleiro foi inscrito como embarcação artesanal produzida na Ilha Grande, o que levou à sua apreensão.
Com a apreensão, o veleiro passará pelo processo de aplicação da pena de perdimento e poderá ser doado a uma instituição pública de ensino náutico ou leiloado. O proprietário, além de perder o bem, responderá pelo crime de descaminho, cuja pena varia de 2 a 8 anos de reclusão.
A operação utilizou lanchas da Receita Federal e da Polícia Federal, além de drones da Receita. A ação foi conduzida por equipes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES), militares da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e policiais da Delegacia de Polícia Federal no município.

Foto: Divulgação