Rio de Janeiro – O Comando de Polícia Ambiental da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) deflagrou desde às 5 horas deste domingo (24), a “Operação Balão” com o objetivo de prevenir e reprimir a venda, o transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através da Linha Verde, canal exclusivo do Disque Denúncia, para reportar crimes ambientais nos telefones 2253-1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local). O anonimato é garantido.
Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
A campanha “Disque-Balão” foi criada em 1999, com o propósito de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e desde 2013 passou a integrar o programa Linha Verde. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana. Desde o lançamento da campanha, já foram cadastradas mais de 6.800 denúncias sobre essa atividade criminosa.
1 comment
gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus
Comments are closed.