domingo, 17 de outubro de 2021 - 18:57 h

TEMPO REAL

 

Capa / Olimpíadas 2016 / Polícia Federal prende grupo que planejava ações terroristas nas Olimpíadas

Polícia Federal prende grupo que planejava ações terroristas nas Olimpíadas

Matéria publicada em 21 de julho de 2016, 14:00 horas

 


Rio – A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (21) dez pessoas suspeitas de planejarem atos terroristas no Brasil. As prisões ocorrem 15 dias antes do início da Olimpíada no Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

– Eles passaram de simples comentários sobre Estado Islâmico e terrorismo para atos preparatórios – disse o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em entrevista à imprensa, sobre a operação policial que investiga possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico no país.

As prisões, conforme o ministro, ocorreram em 10 estados e todos os detidos são brasileiros. De acordo com o ministro, o grupo se comunicava por aplicativos de trocas de mensagens.

Na entrevista, Alexandre de Moraes disse que se trata de “uma célula amadora”.

Justiça 

As prisões foram autorizadas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. Em nota, o juízo disse que a “Operação ‘Hashtag’, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (21), investiga possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico no país. Foram expedidos 12 mandados de prisão temporária por 30 dias podendo ser prorrogados por mais 30. Informações obtidas, dentre outras, a partir das quebras de sigilo de dados e telefônicos, revelaram indícios de que os investigados preconizam a intolerância racial, de gênero e religiosa, bem como o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos”.

Segundo o juízo, os artigos 3º da Lei 13.260, de 16 de março de 2016, que trata sobre terrorismo prevê como crime: “Promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista” e artigo 5º: “Realizar atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito”.

– Para assegurar o êxito da operação e eventual realização de novas fases, os nomes dos presos, atualmente sob custódia da Polícia Federal, não serão divulgados neste momento. O processo tramita em segredo de Justiça – diz a nota.

Michel Temer

O presidente interino Michel Temer foi informado ontem (20) da operação da Polícia Federal.

Na manhã de hoje, Temer se reuniu no Palácio do Planalto com os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen; e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra; para acompanhar a operação antiterrorista, com cooperação de diversas agências internacionais de inteligência.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Eu vi a esposa de um dos detidos dando uma declaração na TV, dizendo que foram tratados com todo respeito necessário no momento da abordagem, inclusive tomaram o cuidado de não assustarem as crianças, eu vejo de forma muito positiva a ação da polícia, esse é o trabalho preventivo que todos almejamos, qualquer indício ou suspeita deve mesmo ser tratado com seriedade, veja o ocorrido em Nice na França, vejo muitos dizendo que isso é pirotecnia mas se algo ocorre serão os primeiros a contestar a segurança, parabéns à nossa polícia federal, que as polícias civil e militar tenham as mesmas condições e inclusive salários para que um dia tenhamos bons resultados.

    • Enquanto isso os trafica daqui fazem e acontecem, andam de fuzil qualquer hora do dia, matam, roubam……….

  2. Engraçado as “forças de segurança” preocupados com “meia dúzia” de malucos lá do outro lado do mundo enquanto temos milhões de “mortadelas militontos” dispostos a tudo por aqui prá não perderem suas “boquinhas”! Afff!!!

    • Estes vagabundos estão aqui no Brasil e não do outro lado do mundo!!! E os militontos não fazem diferença é só dar um sanduiche de pão careca com mortadela, que eles sossegam!!!

Untitled Document