Polícia identifica suspeito de ofensa racial à apresentadora da Globo

by Diário do Vale

tempo-jornal-nacional-maju-coutinho

São Paulo – A Polícia Civil de São Paulo anunciou hoje (8) que identificou um dos suspeitos de ter postado comentários ofensivos contra a apresentadora da Rede Globo Maria Júlia Coutinho. As mensagens racistas foram enviadas após a emissora publicar no Facebook uma foto de Maria Júlia, responsável por apresentar a previsão do tempo no Jornal Nacional.

Após buscas nas redes sociais, os agentes da  Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância chegaram a um adolescente de 15 anos que mora em  Carapicuíba, na Grande São Paulo. O jovem foi ouvido na segunda-feira (6). Foram solicitados ao Facebook dados cadastrais e números de identificação dos computadores de usuários suspeitos de enviar as mensagens.

A polícia continua as investigações para identificar outros envolvidos. O adolescente responderá por ato infracional e está sujeito a ter de passar por medidas socioeducativas.

Os ministérios públicos (MP) do Rio de Janeiro e de São Paulo também acompanham o caso. O MP de São Paulo instaurou procedimento investigatório criminal para apurar prática de racismo e injúria qualificada contra a apresentadora.

No Rio de Janeiro, o MP informou que a Coordenadoria de Direitos Humanos solicitou à Promotoria de Investigação Penal o acompanhamento do caso na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

As informações são da Agência Brasil.

You may also like

27 comments

Dores 12 de julho de 2015, 23:36h - 23:36

Vou externar minha opinião, já que sempre tive esta vontade, pois é o que penso: Sou negra! E me orgulho de o ser. Durante toda a minha vida, desde criança, senti, percebi muitas atitudes de discriminação em relação a minha pessoa, mas, criança, pobre, filha de família humilde, nem sabia que poderia reclamar, ou até mesmo, comentar em casa, com meus pais. Mas também, de que adiantaria? Sabem qual foi a minha reação? Pus-me a estudar, trabalhar…o que fiz com muita dificuldade…mas venci! Hoje, negra, com muita honra, desestabilizo qualquer intenção de discriminação, sendo a MELHOR naquilo que faço. Me orgulho ao perceber nas pessoas a admiração e respeito! Penso que nós próprios, a sociedade da qual fazemos parte, é que damos muita importância para essas demonstrações de ignorância, desconhecimento da lei, principalmente a de Deus ( que todos somos iguais, independente da cor, raça, religião,nacionalidade, etc.., etc.., etc..). Esse tipo de descriminação sempre aconteceu e continuará acontecendo. O estardalhaço na mídia somente se dá quando a vítima é pessoa pública. Mas, e as pessoas que não tem acesso a toda essa publicidade? Reclamam para quem? Adianta o quê? Inteligente foi o Daniel Alves que deu à banana que lhe jogaram, o objetivo que ela tem: o de alimentar! E foi o que ele fez. Se muniu de potássio, enquanto gastava energia jogando futebol! Enquanto se der tanta importância para os atos de pessoas tão ignorantes, o racismo continuará. Infelizmente nossa Justiça não tem fôlego par suprimir tamanha ignorância! E a vida continua…

PLATÃO, O FILÓSOFO 10 de julho de 2015, 19:09h - 19:09

Isso não vai dar em nada. Isso todos já sabem. Fazemos muito teatro, um imenso estardalhaço danado para tudo terminar em pizza, ou seja, em absolutamente nada. No máximo, 3 ou 4 cestas básicas. O Brasil tem muita dificuldade em punir; não vê na punição, uma forma de educar. Infelizmente.

ÊTA POVINHO 14 de julho de 2015, 22:33h - 22:33

Jogar a culpa no POVO, nos POLÍTICOS e no MEU BRasil é fácil. O difícil é trocar de voto. Difícil mesmo é deixar de votar nos mesmos.

Em tempo: quem deixa de votar, vota nulo e vota em branco ajuda a reeleger os mesmos.

Eu voto sempre trocando o governo atual.

gilberto 10 de julho de 2015, 11:38h - 11:38

O tal Jornal Nacional, manipulador, com audiência lá embaixo viu nesse tema a sua chance de angariar pontos no IBOPE. Esse tipo de coisa acontece muito, mas muito, com pessoas de poucas posses, c pessoas q trabalham nesse condomínios de “estrelas”, em serviços que êles acham subalternos, mas como não tem visibilidade da mídia elas preferem ficar caladas, se não perdem o emprego.

ETA POVINHO desprovido de discernimento 9 de julho de 2015, 10:31h - 10:31

Cadê aqueles que dizem que adolescentes JÁ sabem o que fazem?

Pelo menos esse adolescente não sabe que por baixo da pele somos todos iguais, mesmo com todo conhecimento e facilidade que a internet nos dá, mesmo com os professores tirando onda que são educadores e mesmo com os pais vivendo num mundo mudado, como muitos dizem.

Priscila 9 de julho de 2015, 09:35h - 09:35

Tem que punir sim, pois isso ê um absurdo em pleno século 21 termos que conviver com essa ignorância e mediocridade de pessoas racistas. Só acho que essa veemência da justiça deveria ser pra todos os que sofrem rascismo e não só para globais e famosos.

sergio 9 de julho de 2015, 08:27h - 08:27

O papagoiaba pegou pesado ao falar o termo negona que é groseiro, isso não se faz papa. agora que foi jogada da globo é só vc ser melhor informado que verá a realidade da manipulação jornalistica. adolecente de 15 anos? muito conveniente.

julio 8 de julho de 2015, 23:39h - 23:39

quem a ofendeu, será identificado(a) e será punido (a) no rigor da lei. não se consegue ficar impune quando é contra um agente da lei ou algum integrante da imprensa.

Negro com muita honra 8 de julho de 2015, 19:24h - 19:24

Está na hora da sociedade reagir a esse tipo de agressão que macula não só o ofendido, mas a sociedade como um todo. A reação deve ser dura e constante para que essa corja de racistas anônimos ou não, repensem suas atitudes. Nós negros não podemos nos calar e temos de ser solidários utilizando todos os instrumentos legais permitidos para colocar na cadeia esse tipo de estrume humano.

ricardaço 8 de julho de 2015, 18:20h - 18:20

infelismente o racismo ainda existe no brasil mas so repercute quando e alguem conhecido da midia como foi o caso do goleiro do santos e agora a maju e nao e so a cor da pele se a pessoa e gorda e a chamam de baleia ? e se e branco e o chamam de branquelo ? o que importa e que somos todos filhos de DEUS.

Papagoiaba 8 de julho de 2015, 17:35h - 17:35

Engraçado, no jornal do SBT tem uma negona da previsão do tempo também, e ninguém nunca falou nada. Larguem de serem burros, isso é mais uma da Globo pra manipular os seus seguidores e desviar o foco da realidade nacional. Esse papo de racismo e homofobia já deu,porque o povo só lamenta as dores de uma novela ou intrigas de um mísero BBB.E a economia, saúde, segurança e educação;FICA ÀS CEGAS MASCARADOS POR UM ARCO ÍRIS QUE NUNCA FICARÁ COLORIDO OU POR UNS DOS 50 TONS DE CINZA. Fala sério

adriano 8 de julho de 2015, 19:04h - 19:04

VC DEVERIA SER INCRIMINADO TANTO QUANTO ESSE GAROTO DE 15 ANOS E SEUS AMIGOS CRIMINOSOS… NEGONA DEVE SER SEU PASSADO, TENHA RESPEITO ELA E NEGRA, ELA NÃO E PRETA, NEM NEGONA ELA E NEGRA E DIGA-SE DE PASSAGEM UMA BELA NEGRA, MUITO BELA….
RACISTA.
ME ESPANTA O DIÁRIO DO VALE PUBLICAR UM COMENTÁRIO DESSE ONDE UM BOÇAL E CLARAMENTE RACISTA AO SE REFERIR A JORNALISTA

Papagoiaba 9 de julho de 2015, 13:48h - 13:48

Justamente. Sabia que o termo que falei geraria uma certa polêmica, mas eu tenho uma pergunta às críticas : No brasil você já cresce discriminando o negro, quem nunca falou a expressão ” Neguim é…. Nego…. ” e por ae vai. Então só te peço uma coisa, olhe para dentro de sua consciência e veja onde começa o preconceito.Fale sobre o tema que eu disse também, será um prazer.

Pacheco 8 de julho de 2015, 17:29h - 17:29

Um bando de idiotas, quem pensa assim se é que pensa, a Majú é muiiiiiiiiito gata.

Sul Flu 8 de julho de 2015, 16:29h - 16:29

Ela é gata viu !!!

OLeitorVR 8 de julho de 2015, 15:35h - 15:35

Tão linda e simpática… O Sul Fluminense apoia vc Maju…!!
Só Se ouve a maioria e como os racistas são minoria.. Então pra que ouvir, se só sai absurdo!!

Força Sempre…!!

Alexandre 8 de julho de 2015, 15:33h - 15:33

O Brasil precisa de mudar muito todos somos iguais perante a lei .respeitando cada um dos seus brasileiro e brasileiras

Al Fatah 8 de julho de 2015, 15:00h - 15:00

Tadinha! Pode vir que te consolo…

Apaixonado 8 de julho de 2015, 14:39h - 14:39

Eu queria que chovesse todo dia com uma maju desta ai dentro de casa, linda e simpatica

CARLOS 8 de julho de 2015, 14:29h - 14:29

A CULPA É DOS PAIS! SE CADA UM ASSUMISSE SEU PAPEL DE EDUCADOR E VEZ DE FICAR PASSANDO ESSA RESPONSÁBILIDADE PARA A ESCOLA E PROFESSORES TENHO CERTEZA QUE DIFICILMENTE OUVIRIAMOS ESTE TIPO DE NOTÍCIA, MUITAS COISAS QUE NOSSOS FILHOS FAZ DE ERRADO É PORQUE APRENDEU COM NOSSO MAL EXEMPLO DENTRO DE CASA. CONVIDE O Sr JESUS PARA FAZER PARTE DE SUA FAMÍLIA QUE VAI SER BEM MAIS FÁCIL!!!

ÊTA POVINHO 8 de julho de 2015, 18:36h - 18:36

Não são os pais que ficam passando a responsabilidade para a escola; são os professores, a escola, a secretaria e o ministério de educação que diariamente chamam a responsabilidade para eles.

Eles fazem isso para educar o nossos filhos para eles serem como zumbis ou amebas.

Os professores não entendem ou não querem entender que educação vem de casa e instrução (bem diferente) vem da escola.

Professor fala diariamente que é profissional de educação. É mole?

Helipo 9 de julho de 2015, 03:04h - 03:04

Infelizmente a sociedade mudou. Até os anos 80 as mulheres ficavam em casa, tomavam conta dos seus filhos e tinham um papel importantíssimo na educação. Hoje a sociedade mudou, o trânsito faz com que o pai que na década de 80 passava x horas com o filho hoje passa praticamente -2 horas simplesmente agarrado no trânsito e o mesmo com as mães. Isso sem sombra de dúvida compromete a educação comparado há 30-40 anos atrás. No passado os pais simplesmente mandavam as crianças sairem da rua quando viam alguma coisa estranha entretanto hoje as crianças ficam em casa na internet e têm acesso a um submundo sem lei. Por mais que a sociedade reaja contra a escola precisa mudar e se adaptar a esta realidade e ajudar sim na educação básica. Cito como exemplo jogar lixo no chão. Isso no passado se aprendia em casa porém o que vemos é um monte de criança jogando lixo no chão ao lado dos pais e a escola pode ajudar neste tipo de contexto. Eu estudava em uma escola em VR que na década de 80 o professor levava um litro de álcool e mandava cada aluno limpar sua própria mesa todo mês etc etc. O que mais canso de ver nas ruas são mães que perderam o instinto de fêmea que cuida realmente da cria e de homens que preferem beber do que passar um domingo soltando pipa com o filho

beto 8 de julho de 2015, 14:07h - 14:07

Agora que a policia identificou esse idiota agora segura as consequencias vai chorar no colo de mamãe

Joaquim 8 de julho de 2015, 13:59h - 13:59

Este é o charme dela…. Ser negra e linda ! Óia, sou branquinho, tá !!

catia 8 de julho de 2015, 13:41h - 13:41

sabe o q mais me revolta? É que eu já vi vários casos assim com anonimos e não se investigou a fundo.

catia 8 de julho de 2015, 13:41h - 13:41

sabe o q mais me revolta? É que eu já vi vários casos assim com anonimos e não se investigou a fundo.

Leitor 8 de julho de 2015, 12:46h - 12:46

Ela é muito linda, não entendo o porque de ser racista.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996