Polícia instaura inquérito para apurar confusão no Degase, em Volta Redonda - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 23:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Polícia instaura inquérito para apurar confusão no Degase, em Volta Redonda

Polícia instaura inquérito para apurar confusão no Degase, em Volta Redonda

Matéria publicada em 28 de setembro de 2015, 14:17 horas

 


04-04-14-DEgase

Volta Redonda – O delegado adjunto da 93ª DP (Volta Redonda), Rodolfo Atala, disse nesta segunda-feira (28) que dará prosseguimento às investigações que apuram a confusão ocorrida na noite de domingo (27) por pelos menos 11 internos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no bairro Roma I. Ele explicou que o inquérito foi instaurado pelo delegado adjunto da 90ª DP (Barra Mansa), Alcidézio Bispo Júnior, que no fim de semana comandava os flagrantes também na delegacia de Volta Redonda. Foi ele quem ouviu os suspeitos e agentes socieducativos da instituição estadual que abriga jovens infratores.
Segundo a polícia, os internos estavam em um alojamento que foi destruído por eles. A polícia apurou que um interno de 17 anos, que estava agitado, era retirado do alojamento quando teria incitado os outros a se rebelarem. Durante a confusão, os menores destruíram um vaso sanitário. E atiraram o objeto na direção dos agentes educacionais, assim como ladrilhos arrancados das paredes. Foram destruídas também instalações elétricas e hidráulicas. Um interno chegou a se ferir e foi medicado no Hospital São João Batista.

Segundo Atala, quatro internos foram indiciados, após prestarem depoimentos, por dano ao patrimônio público, resistência e desobediência. Os menores também responderão por fato análogo pelos mesmos crimes e vão ser apresentados ao juiz da Vara de Infância e Juventude de Volta Redonda.
– O alojamento onde os internos estavam foi totalmente destruído. Foi instaurado um procedimento para investigar a conduta dos jovens maiores de idade e outro inquérito para apurar a conduta dos menores – disse Atala.
Os agentes do Degase chegaram a solicitar a presença da tropa de choque da Polícia Militar, mas eles mesmos conseguiram acabar com o confronto no fim da noite de domingo. Durante toda a madrugada, suspeitos de participarem da confusão e agentes do Degase passaram depondo na delegacia.

A assessoria de imprensa do Degase enviou uma nota à imprensa esclarecendo que não houve rebelião na unidade de Volta Redonda, mas sim um conflito com os agentes socioeducativos. A assessoria ainda frisou que a situação foi controlada pelos próprios funcionários do local e disse que não houve feridos.
A nota ainda é finalizado com: “Afirmamos, também, que foi realizado o registro de ocorrência na delegacia local, com o encaminhamento dos jovens envolvidos”.

Rebelião em 2014

E foi justamente no final de setembro, só que no ano passado, é que cerca de 150 internos do Degase de Volta Redonda fizeram um motim que durou aproximadamente seis horas. Na época, eles reclamavam de maus-tratos e superlotação.
Na ocasião, a instituição estava com 160 internos. Durante a rebelião, os jovens depredaram a unidade e cinco deles conseguiram fugir, mas foram capturados pela polícia logo em seguida.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document