Estado do Rio – A Polícia Militar do Rio, por meio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), realizou nesta quarta-feira (11) a entrega de 63 medalhas de “Mérito Cinófilo” a cães e autoridades civis que se destacaram na contribuição para o desenvolvimento e fortalecimento do batalhão, especializado em operações de alto risco com o uso de cães treinados para buscas de armas e drogas.
Entre os homenageados, seis cães ganharam destaque ao serem condecorados por bravura. Nahan, Silver, Sepul, Bolt, Odin e Electra cumpriram missões fundamentais na proteção da sociedade, alcançando recordes em apreensões de drogas.
Somente em 2024, mais de 24 toneladas de entorpecentes – incluindo cocaína, maconha e outras substâncias ilícitas – foram retiradas de circulação durante operações realizadas pelo batalhão, gerando prejuízos significativos às facções criminosas.
“Esta é uma homenagem aos verdadeiros heróis, sejam eles humanos ou caninos, que desempenham com coragem e dedicação o seu dever com a sociedade. Os cães são guardiões silenciosos e indispensáveis, seja no apoio emocional ou nas buscas por drogas e explosivos. Eles são mais que animais: são companheiros que protegem vidas e ajudam a garantir a ordem”, afirmou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo Menezes.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996