quinta-feira, 22 de outubro de 2020 - 01:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Porto Real abre inscrições para ‘Prêmio Cultural Real’ através da Lei Aldir Blanc

Porto Real abre inscrições para ‘Prêmio Cultural Real’ através da Lei Aldir Blanc

Matéria publicada em 15 de outubro de 2020, 16:03 horas

 


 

Porto Real– A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) divulgou os editais e as fichas de cadastros para o Prêmio Cultural Real, que através da Lei Federal nº 14.017/2020 (Aldir Blanc), prevê o repasse de recursos e ações emergenciais destinadas ao setor cultural, durante a pandemia da Covid-19.

O projeto é voltado para artistas e espaços artísticos e culturais presentes no município, que estejam cadastrados no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais de Porto Real (SMIIC). De acordo com a SMECT, em relação aos artistas, até o dia 27 de outubro a Casa do Imigrante estará recebendo as inscrições para o Prêmio, através de agendamentos prévios. Já no que se refere aos espaços artísticos e culturais, já se encontram em fase de inscrição junto à SMECT.

Conforme o Decreto, são classificados como artistas e produtores culturais quem atua há pelo menos dois anos, nas seguintes áreas: artes visuais, música, literatura, artesanato, cultura alimentar, dança e artes cênicas. Há ainda o Edital que prevê que o prêmio é voltado para pessoas físicas, com mais de 18 anos e que sejam residentes em Porto Real.

Através de uma avaliação realizada por uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Cultura, da sociedade civil, da Procuradoria Geral do Município e da SMECT, serão selecionados os contemplados.

Segundo a SMECT, os projetos culturais desses artistas, devem possibilitar o acesso, à distribuição e obter conteúdo em ambiente virtual. As propostas enviadas passarão por uma análise, onde serão definidos o valor destinado a cada projeto. Serão premiadas até 59 produções culturais.

Inscrições

As inscrições estarão abertas até o dia 27 de outubro e podem ser feitas, através de um agendamento prévio pelo telefone: (24) 3353-1221 (Casa do Imigrante), das 8h às 17h, de segunda a sexta. A Casa do Imigrante está localizada à Avenida Dom Pedro II, s/n°, no Horto Municipal.

Confira abaixo os links para informações mais detalhadas sobre o Prêmio:

– Artistas e produtores culturais:

http://portoreal.rj.gov.br/API/Areas/Admin/Conteudo/Documento/13102020164114033.pdf

– Espaços artísticos e culturais:

http://portoreal.rj.gov.br/API/Areas/Admin/Conteudo/Documento/13102020163823628.pdf

– Decreto Municipal n° 2515:

http://portoreal.rj.gov.br/API/Areas/Admin/Conteudo/Documento/15102020171904883.pdf


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document