quinta-feira, 2 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Porto Real decreta uso obrigatório de máscaras a partir de quarta-feira

Porto Real decreta uso obrigatório de máscaras a partir de quarta-feira

Matéria publicada em 26 de maio de 2020, 19:26 horas

 


Morador infectado ou com suspeita da doença, que furar o isolamento domiciliar, responderá por crime contra saúde pública

Porto Real – O prefeito de Porto Real, Ailton Marques, comentou durante a transmissão ao vivo nas suas redes sociais sobre o aumento de casos confirmados da Covid-19 nos últimos sete dias, de oito para 14, e por isso decidiu intensificar a fiscalização dos moradores infectados da doença, no novo decreto que entrará em vigor na próxima quarta-feira (27).

Máscaras

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito disse que a partir de quarta-feira (27), está decretado o uso obrigatório de máscaras em Porto Real, e que a prefeitura está há uma semana distribuindo máscaras para a população do grupo de risco: idosos acima de 60 anos; quem tem as comorbidades de hipertensão e diabetes; e devem estar cadastradas nas USF.

Monitoramento

Segundo o prefeito, as pessoas infectadas estão andando nas ruas do município.

– Mesmo com resultado positivo, as pessoas estão indo para a rua. Isso aí é um atentado a Saúde Pública. Testou positivo ? Tem que obrigatoriamente ficar em casa. Não pode ir pro banco, pro supermercado. Conversamos hoje a tarde com o Ministério Público e qual foi a orientação ? Não obedeceu ? A pessoa vai responder pelo crime de Saúde Pública. E o que que acontece ? Vai ter uma punição, porque a pessoa que tem o vírus não pode simplesmente sair na rua – destacou.

O prefeito alertou que a prefeitura em parceria com o 33º BPM (Batalhão da Polícia Militar) farão uma fiscalização nos transportes coletivos que passam por Porto Real e nos estabelecimentos comerciais do município, que podem sofrer penalidades por irregularidades.

– Se tiver aglomeração nos transportes coletivos e nos estabelecimentos comerciais, medidas serão tomadas. Terão operações da prefeitura, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária. Vai ter gente na delegacia, sim, se não estiver obedecendo, porque o assunto é sério. O mundo inteiro está tentando conter o vírus e tem pessoas que acham que é brincadeira – revelou o Ailton Marques.

Acompanhamento

O prefeito disse que se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com o Gabinete de Crise sobre a mudança no acompanhamento dos pacientes, suspeitos e confirmados, da Covid-19. Segundo o executivo, os profissionais da Saúde acompanhavam os moradores através de ligações telefônicas diárias com a família para ter novas informações da pessoa doente, se teve melhora ou piora no quadro de sintomas.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, explicou a mudança no acompanhamento da prefeitura com os moradores. Os profissionais da saúde que trabalham nos USF (Unidades de Saúde para Famílias) irão até as casas dos moradores para acompanhar de perto a melhora ou piora no quadro de sintomas, durante o período de isolamento domiciliar.

O prefeito Ailton Marques reafirmou que a prefeitura de Porto Real não está divulgando os nomes dos pacientes com a Covid-19 durante as lives ou divulgações dos boletins epidemiológicos. De acordo com o prefeito, os nomes moradores com casos notificados positivos ou suspeitos estão sendo divulgados por pessoas de fora da prefeitura.

Ainda está sem previsão para reabertura das igrejas no município, segundo Ailton Marques.
(Foto: Reprodução)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    Quem é porto real gente?

  2. Avatar
    Pão com mortadela, desempregado II

    Cargos comissionados estão em polvorosa. Defendem até batom na cueca. Vão arrumar uma molezinha assim aonde??? Ganhar prá ficar em casa até eu que sou comunista. Chegando fim do mandato e a reeleição do poste foi pro ralo. Éééé!!! Melhor entrarem na fila do SINE. Fica a dica!!!

  3. Avatar

    Parabéns Ailton. O Sr. Esta fazendo sua parte como chefe do executivo. O que falta e conscientização e educação a população. Acham que porque moram no interior nada acontecerá. Mas o que esperar do povo que descarta o próprio lixo nas ruas ou em terrenos baldios. Educação e criação familiar e o que falta para muitos aqui porto real.

  4. Avatar

    Porto real é uma zona todo mundo na rua,trabalho e sou obrigada a ficar de frente com pessoas que não querem usar máscara até no mercado esta dizendo que é obrigado mais as pessoas entram quero saber quem vai tomar conta de todo mundo ?o covid só está na cidade até as 18:00?e depois??só Jesus pra tomar conta de todo mundo.

  5. Avatar
    Antes tarde do que nunca

    Digno discípulo fruto da mistura do Wilson Witzel com o João Dória. Como eles, acha que vai se perpetuar no poder! Se Porto Real era e é atrasada, após sua saída, voltará à época do império que só servia como local de passagem. Faz um favor para nós que estamos desde a fundação do local, volta prá Barra Mansa sua cidade de origem e onde você nunca arrumou nada na política.

  6. Avatar

    Do que adianta obrigar usar e fiscalizar até as 18h só?
    Pq a barreira não funciona 24h
    Então quer dizer que depois das 18h, qualquer pessoa pode ir e vir na cidade, estando infectado ou não.
    Intensificar sim, cobrar da população sim, mas também aumentar a fiscalização é conscientizar cada vez mais os cidadãos.

  7. Avatar

    Porto Real está uma bagunça!
    Outro dia, em um mercado do Centro, um cliente recusou-se em usar a máscara e ainda repreendeu o dono do mercado, pois o uso de máscaras não era obrigatório na cidade. Coitado do dono do mercado! Fiquei com pena!
    Se você quer ver gente na rua, vá em Porto Real. Tem academia de ginástica abrindo às escondidas! Tem gente rodando de bike para baixo e para cima, sem máscaras! Beira Rio é outra bagunça! Povo caminhando e correndo, sem manter a distância mínima, e sem uso da máscara! Povo fazendo festa em casa com aglomeração! Pronto, falei!

  8. Avatar

    Blá blá blá!!! Próxima!!!

Untitled Document