segunda-feira, 21 de setembro de 2020 - 06:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Porto Real define retorno às aulas presenciais para fevereiro de 2021 em reunião com MP

Porto Real define retorno às aulas presenciais para fevereiro de 2021 em reunião com MP

Matéria publicada em 15 de setembro de 2020, 19:20 horas

 


Alunos cumprirão dois anos letivos em um, em 2021, segundo secretário da Smect

Porto Real – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Smect) de Porto Real definiu o retorno às aulas presenciais nas escolas municipais para 02 de fevereiro de 2021. O anuncio foi feito pelo secretário Robson Paulino, na live desta terça-feira (15), nas redes sociais. De acordo com o secretário, uma reunião entre o Conselho Municipal de Educação de Porto Real e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) definiu que a melhor opção é que os alunos só retornem para as escolas no próximo ano.

– Caso não ocorra alguma mudança nessa questão do vírus, na propagação da doença e de se ter uma vacina, nós já definimos a volta as aulas para 2021. Essa decisão foi uma resolução do Conselho Municipal de Educação, que foi validada pelo MP, que também tem esse entendimento, que nessa situação atual a volta das crianças as aulas não seria seguro – disse Robson Paulino, em live.

O secretário também explicou que a prefeitura utilizará da Lei nº 14.040/2020, que permite que o aluno cumpra dois anos letivos em um.

– A Secretaria de Educação já está fazendo o planejamento, os professores já estão desenvolvendo o material. Pais, entendam que seus filhos não vão ter nenhuma perda, eles só vão cumprir dois anos em um, e em 2022 vai voltar ao normal. Vai ser um ensino híbrido, uma parte em casa e uma parte na escola. Caso o aluno tenha dificuldades, ofereceremos aulas de reforço – explicou Robson Paulino.

A partir da próxima semana, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental poderão realizar uma avaliação de reclassificação para que possam ingressar no Ensino Médio, em 2021. O secretário de Educação comentou que informará as informações aos pais, através do WhatsApp.

O horário administrativo nas escolas de Porto Real teve seu horário ampliado de 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, para receber famílias de alunos.

Horto Municipal

Durante a live, também foi anunciado que o Horto Municipal será reaberto ainda nesta semana. O secretário Robson Paulino comentou que na quarta-feira (16), as equipes da prefeitura reforçarão a limpeza no espaço para que possa receber os moradores.

– É um espaço muito importante na nossa cidade, é nosso cartão postal, vamos dar uma melhorada na limpeza amanhã para receber os munícipes na prática de esportes, a pessoa pode caminhar, mas sem aglomeração e respeitando as deliberações – disse.

O prefeito Ailton Marques explicou que os moradores só poderão entrar no local se respeitarem algumas regras como: uso obrigatório de máscaras para proteção facial, evitar aglomerações, além da utilização do álcool em gel. Ele também comentou que a prefeitura planeja realizar a troca dos aparelhos de ginástica do horto futuramente.

Boletim Epidemiológico

O secretário de Saúde, Luis Fernando Curty Jardim, junto do prefeito Ailton Marques, comentaram sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no município. Porto Real possui 386 casos confirmados, sendo que 339 já se recuperaram da doença, além de que um está internado e outros 31 pessoas estão em isolamento domiciliar. O município segue com 15 óbitos, porém tem dois em análise. Dos casos suspeitos, um está internado e 48 estão em isolamento domiciliar. Porto Real já realizou 1.659 testes rápidos, sendo que 1.273 testaram negativo para Covid-19

– Demonstramos números confiantes, está tendo uma descrente na curva de contaminação. Isso é muito importante, mas não chegamos ao patamar que a gente queria ainda. A curva está achatando e está ficando mais branda, mas infelizmente os óbitos ainda estão acontecendo. Temos dois óbitos em análise, de duas pessoas idosas. Estamos aguardando os resultados dos exames enviados ao Lacen-RJ – declarou Luis Fernando Curty Jardim.

Prefeito também anunciou a reabertura do horto municipal
(Foto: Reprodução)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    Live é para apresentar propostas sérias e não um monte de baboseira, o aberto já não tinha aglomeração msm, elevar o PIB da cidade sendo que o PIB do país vai fechar em baixa, aulas em fevereiro, vc nem estará na prefeitura em fevereiro seu poste fanfarrão, o povo de p. Real não vai se vender pra ter que te aturar por mais 4 anos não, vc é o espelho daquele vereador de barra mansa que tinha o apelido de Sr iluminação, só falava em colocar luz,pagar conta de.luz no santa Lucia.

  2. Avatar

    Parabéns, decisão sensata.

  3. Avatar
    Eleitor do discípulo do cangaCiro

    Só faltou determinar o dia, mês e ano que as crianças poderão sair de casa para, talvez, tomarem sol, brincar sem correrem o risco de serem unidas por algum decreto.

  4. Avatar

    Decisão difícil. Mas acertava!

    Se tem pais que não estão fazendo o correto, cabe ao Conselho tutelar fiscalizar.

    Mas tem muitos pais que estão com os filhos em casa.

    Sem falar que cabe ao prefeito indicar o caminho a ser seguido, se irao cumprir é noutra história.

    Não há tá acabando, hoje morreram mais de mil, então vamos esperar até ano que vem, para que a quarentena não seja jogada fora.

    Pois ao contrário do que falam a quarentena e os protocolos poupam e pouparam vidas.

    Mas cada cabeça é uma sentença.

  5. Avatar
    Analfabeto esquerdopata

    Acredito que o(a) novo(a) prefeito(a), não o atual, irá revogar mais esta sandice do poste em final de mandato e discípulo do cangaCiro.

  6. Avatar

    Parabens pela decisão de volta às aulas ano que vem!

    É o mais acertado!

    Requer coragem bancar essa decisão!

    Mas a história mostrará os que pouparam as crianças e professores de sequelas e óbitos.

    Também voltar para estudar 2 , 3 meses e perder toda a quarentena feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document