Porto Real incentiva aleitamento materno exclusivo

by Diário do Vale

Porto Real –

A secretaria de Saúde tem intensificado os trabalhos de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Através dos grupos de orientação que acontecem nas Unidades de Saúde da Família, as mães e gestantes recebem informações sobre a importância dessa prática.

A coordenadora de Aleitamento Materno, Jocileia Martins, explicou como funcionam os grupos. “As mães e gestantes que fazem o pré-natal já são encaminhadas para os grupos de orientação. No entanto, as que fazem o procedimento na rede particular também podem participar das reuniões que acontecem mensalmente. Basta que procurem a Unidade de Saúde da Família do seu bairro, onde receberão as informações”.

Segundo Jocileia, o aleitamento materno traz benefícios que se estendem ao bebê e também à mãe. “As vantagens desta prática são muitas: ganho de peso adequado; evita alergias, diarreias, cólicas e problemas na aquisição da fala; promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê; diminui os riscos de doenças cardiovasculares e obesidade, dentre outros benefícios. O leite materno é uma composição balanceada, que se adequa facilmente à flora intestinal do bebê. A mãe também tem benefícios, como redução das chances de câncer de mama e ovário e volta ao peso corporal, devido ao gasto energético durante a amamentação”.

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, mostrou que o bebê alimentado exclusivamente com leite materno até o sexto mês tem mais facilidade de digerir alimentos sólidos futuramente. “Esse estudo mostra que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês cria uma flora intestinal adequada e facilita a digestão. Essa ideia ressalta tudo que abordamos durante os grupos de orientação e também nos cursos de capacitação dos profissionais de saúde. Além disso, o ato de amamentar favorece a aceitação e introdução de alimentos complementares após os seis meses de idade”, afirmou a coordenadora.

“O município acredita nessas políticas de promoção da saúde da mãe e do bebê. Por esse motivo, convidamos a todas elas, e também as gestantes para que participem dos grupos de orientação. Durante as reuniões muitas dicas são passadas. As mães e gestantes recebem orientações sobre como tornar a hora da amamentação mais prazerosa e fácil de administrar”, declarou a subsecretária de Saúde, Vanila Rocha.

A prefeita Cida reforçou o compromisso que o governo tem de trazer cada vez mais qualidade de vida à população. “Nossa preocupação é sempre dar apoio às estratégias de trabalho que favoreçam o andamento da qualidade do serviço público. Capacitar profissionais e dar as devidas orientações aos pacientes são ações que fortalecem ainda mais nosso compromisso em garantir boas condições de vida à população”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996