domingo, 12 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Porto Real intensifica medidas sanitárias em comércio e lugares públicos

Porto Real intensifica medidas sanitárias em comércio e lugares públicos

Matéria publicada em 29 de junho de 2020, 16:02 horas

 


Estabelecimentos que não respeitarem os decretos municipais serão punidos
(Foto: Dorinha Lopes)

Porto Real – As Secretarias de Saúde e Ordem Pública de Porto Real iniciaram mais uma operação de enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nesta segunda-feira (29). Supermercados, farmácias, restaurantes, pontos de parada de ônibus, logradouros públicos e outros locais de acesso coletivo receberam as ações que envolveram aferição de temperatura; exigência do uso de máscara; distanciamento e emissão de notificações para cumprimento geral das normas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

– Nos últimos dois meses, a redução do número de pessoas verificadas pelas barreiras com alterações na temperatura corporal foi significativa. Isso levanta a suspeita que o aumento de casos ocorridos nos últimos dias, ocorreram por transmissão comunitária, ou seja, entre moradores que não saíram da cidade – esclareceu o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, destacou a importância do cumprimento do isolamento social e como isso afeta a disseminação da doença.

– Nosso objetivo é aprimorar as ações realizadas pelas barreiras sanitárias e assim conter a disseminação da doença. Os casos de transmissão  verificados nas últimas semanas aconteceram pela falta de cumprimento das exigências de isolamento social. Houve um aumento considerável dos casos entre familiares, o que quer dizer que o distanciamento e as medidas sanitárias, fundamentais para conter a doença, não estão acontecendo como deveriam. A população precisa estar consciente de seu papel para que tenhamos sucessos na estratégia de combate ao novo coronavírus – disse o secretário.

– As ações envolvem um profissional de saúde e dois guardas municipais, que orientam a população e os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais sobre as medidas sanitárias de combate à Covid-19. Nessa primeira semana quem não estiver cumprindo qualquer uma das normas será notificado. O não cumprimento do prazo implicará em multa e outras penalidades previstas no Decreto 2.450 de 22 de abril de 2020 – concluiu o secretário de Ordem Pública, Carlos Machado.

Barreiras

A Secretaria de Saúde aponta que 59 moradores e outros 19 não residentes em Porto Real foram contabilizados com alterações na temperatura corporal entre os meses de abril e maio, nas barreias sanitárias. Dessas 78 pessoas, a maioria das ocorrências ocorreu no mês de abril. Em maio e junho a queda foi significativa, em média duas pessoas por mês, segundo a prefeitura.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document