Prazo para entrega da DECLAN termina no próximo dia 21 de maio

by ana Calderone

Pinheiral – A Secretaria de Finanças de Pinheiral informa aos contribuintes que o prazo para entrega do DECLAN-IPM (Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios) se encerra no próxima segunda-feira (21). A Declan-IPM é indispensável para todos os contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com o objetivo de verificar o valor adicionado que compõe o repasse do ICMS ao município.

A declaração é o retrato da vida econômica do município, o valor adicionado dela possibilita melhorias constantes na prestação de serviços ao munícipe, contribuindo assim para o progresso da cidade. A apuração destes valores é relativa à circulação de mercadorias e prestação de serviços alcançadas pela incidência do ICMS, realizada pelo Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), da Prefeitura de Pinheiral, através da Portaria SUCIEF Nº 153, de 06 de fevereiro de 2024, empresas e produtores rurais terão até 21 de maio, segunda-feira, para entregar a Declaração Anual de Índice de Participação dos Municípios 2024 (Declan-IPM, ano base 2023). A declaração retificadora poderá ser entregue até o dia 28 de maio.

Segundo a SMF, a Declan-IPM, ano base de 2023, deve ser entregue via internet, por meio do link da Secretaria Estadual de Fazenda (https://declan-transmissao.fazenda.rj.gov.br/SATI-DECLAN/pages/transmitir/arquivo.xhtml) e deve ser preenchida exclusivamente pelo programa gerador. Quem não apresentar a DECLAN-IPM ou entregar após o prazo estabelecido, bem como, apresentar com dados incorretos e/ou omissão de informações, estará sujeito às penalidades previstas em lei estadual.

“Os dados informados através da DECLAN-IPM definem o percentual de ICMS que retorna à Cidade. Isso quer dizer que, quanto melhor for a qualidade da informação da DECLAN, melhor será o retorno dessa Receita, que é a maior arrecadação do município, retornando dessa forma em obras e serviços ao cidadão. Vale ressaltar aos produtores rurais que vendem seus produtos ao município que o pagamento da Nota Fiscal fica vinculado a apresentação da DECLAN-IPM, com os valores devidamente lançados, não serão aceitas DECLANs sem movimento”, disse o secretário da pasta Wanderson Siqueira.

Ao não declarar a Declan, o empresário fica sujeito às penalidades junto a Secretaria de Fazenda do Estado e os produtores rurais contratados pelo município ficam impedidos de receber o valor de Nota Fiscal de gêneros alimentícios do município. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Finanças, que fica na sede da Prefeitura de Pinheiral, localizada na Rua Justino Ribeiro, nº 288, Ipê ou pelo telefone (24) 2102-0240.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996