Prefeita de Porto Real convoca mutirão em combate à dengue

Por Diário do Vale
69 Visualizações
Cuidados: Prefeita junto de secretários discutiram a adoção de medidas preventivas e de combate à dengue (Foto: Divulgação)

Cuidados: Prefeita junto de secretários discutiram a adoção de medidas preventivas e de combate à dengue (Foto: Divulgação)

Porto Real

A prefeita Cida (PDT), em reunião na secretaria de Saúde, determinou a tomada de uma série de medidas imediatas para prevenir a dengue no município. Ela convocou um mutirão entre as secretarias de Governo, Saúde e Obras, Urbanismo e Infraestrutura, além da equipe da Vigilância Sanitária, para a limpeza de ruas e terrenos, além da aplicação do fumacê em toda a cidade.
O secretário de Saúde, Renato Ibrahim, na ocasião, enfatizou que as atenções devem ser voltadas para a prevenção. Afinal, já foram registradas 35 notificações de casos suspeitos e 25 confirmadas, outros cinco aguardam o resultado do teste que deve sair esta semana. No ano passado foram 11 notificações, com apenas três casos confirmados.
– A primeira realização deve ser a aplicação do fumacê em toda a cidade, lembrando que o pico do vetor acontece às 7h e às 17 horas – disse, aproveitando para fazer um apelo: “Peço aos moradores para que não deixem de abrir suas residências para que sejam vistoriadas, não podemos nos esquecer de que a melhor forma de acabar com esse mosquito ainda é a prevenção”.
Já o secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Norival Diniz, o Val, disponibilizou equipamentos e efetivo para que a limpeza e saneamento da cidade sejam providenciados o mais rápido possível.
– Antes de mais nada é importante lembrarmos que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos e todas as atenções estão sendo dispensadas para o propósito do combate ao mosquito – considerou Val, ao se referir à prevenção em residências, comércios e terrenos.
A prefeita Cida orientou que todas as secretarias se mobilizem no combate ao Aedes aegypti.
– População, a Vigilância Sanitária juntamente com as Secretarias de Obras e Saúde precisam entrar nos quintais para fiscalizar. Essa é uma das formas que temos para combater o mosquito e não deixar que nosso município seja refém da dengue. Mais uma vez peço a colaboração de todos – solicitou.

Confira algumas dicas do que fazer uma vez por semana:

Faça a checagem uma vez por semana com apenas 10 minutos:

– Checar se as caixas d’água estão vedadas

– Checar e fazer a limpeza de calhas

– Verificar se tonéis, galões, poços e barris estão bem vedados

– Tirar água de pneus e os armazenar em lugares cobertos

– Manter ralos limpos e com tela

– Deixar a bandeja de ar-condicionado limpas e sem água

– Verificar se as bandejas da geladeira estão limpas e sem água

– Preencher pratos de vasos de planta com areia até a borda

– Retirar o acúmulo de água em bromélias e outras plantas

– Manter fechados vasos sanitários, sem uso constante

– Deixar baldes virados com a boca para baixo

– Lonas de cobertura devem estar bem esticadas

– Piscinas e fontes devem ser sempre tratadas

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996