Prefeito de Pinheiral diz que comércio funcionará de 9 às 18 horas no feriadão

by Diário do Vale

Pinheiral – Com a chegada do feriadão entre os dias 26 de março e quatro de abril no Estado do Rio de Janeiro, o município de Pinheiral define horário para o comércio e quais serviços deixarão de funcionar nos próximos dias. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, transmitiu uma live na quarta-feira (24), explicando sobre como será o procedimento no município. Nos próximos 10 dias, o comércio funcionará de 9h às 18horas, segundo o prefeito.

“Os municípios são obrigados a aderir a esse feriado. O Governo do Estado está aglutinando os feriados já existentes do mês de abril nessa semana e criando mais dois especificamente pra isso e, infelizmente, nós não temos como fugir dessa obrigatoriedade”, afirmou o prefeito em live.

Feriadão

A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovou o denominado “Super Feriadão”, que vai antecipar os feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril), transferidos, respectivamente para os dias 29 e 30 de março, implementando um recesso obrigatório de 10 dias no período de 26 de março a 4 de abril. Além disso, a medida também cria três feriados nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril. O objetivo do Estado é conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Reunião

Ednardo se reuniu com os prefeitos de Barra Mansa e Volta Redonda, Rodrigo Drable e Antônio Francisco Neto para alinhar as ações e decretos, caso seja sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro, o projeto de lei que foi aprovado pela Alerj com restrição.

Medidas previstas

Repartições públicas não funcionarão em Pinheiral, com exceção dos serviços essenciais como das secretarias de Saúde e Serviços Públicos e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Assistência Social.

Áreas de lazer, futebol e atividades esportivas não orientadas como praças e quadras de esportes serão fechadas. Já igrejas e templos funcionarão com 40% da capacidade; casas de festas salões e afins deverão notificar a prefeitura 48h antes do evento, funcionando de acordo com as regras presentes no vigente Decreto Municipal nº 2.951 e 2.953, respectivamente.

Academias de ginásticas e atividades orientadas também seguem inalteradas, com uso obrigatório de máscaras. As medidas previstas também não afetam o funcionamento dos serviços essenciais como mercados, farmácias, peixarias, depósitos de gás, assemelhados e serviços de segurança pública que continuarão funcionando com as regras e horários estabelecidos no último decreto.

Aulas presenciais e remotas das escolas municipais e privadas serão suspensas nos próximos 10 dias.

Comércio

Com o funcionamento do comércio de 9h às 18h, fica a critério dos comércios considerados “não essenciais” como sapatarias, lojas de roupas o funcionamento, sendo necessário seguir todas as regras já estabelecidas no Decreto Municipal nº 2.885, além de ir de acordo com as regras trabalhistas e do Sindicato do Comércio.

Bares terão seu horário reduzido, podendo funcionar sem música ao vivo e somente até às 21h, com tolerância até 22h. Para restaurantes, segue valendo as regras vigentes no Decreto Municipal número 2.952, com horário de 11 às 14h e de 18h às 21h. Serviços de delivery sofreram alteração de horário podendo funcionar somente até as 22h.

Saúde

As Unidades de Saúde da Família permanecerão abertas para continuação da vacinação e atendimento. Atividades no Ambulatório Municipal serão suspensas, incluindo consultas eletivas, Clínica de Fisioterapia e Academia de Saúde. Já as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Finanças, Fundo de Providência e Fundos Municipais funcionarão em regime de plantão. Pronto Socorro, Hospital Municipal e Centro de Triagem funcionarão normalmente.

Morte por Covid-19

Uma mulher de 78 anos é a 39ª vítima fatal por Covid-19, em Pinheiral. Ela estava infernada fora do município. Pinheiral tem 1.999 casos confirmados por coronavírus, sendo que 1.895 já se recuperaram, 59 estão em isolamento domiciliar e seis internados.

You may also like

1 comment

Ovo Cósmico 25 de março de 2021, 15:53h - 15:53

Pinheiral tem comércio, pai?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996