Prefeitos da região cobram agilidade para resolução de problemas no Hospital Regional

by Diário do Vale

Volta Redonda – Prefeitos de toda a região, reunidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, cobraram do governo do estado uma rápida resolução dos problemas enfrentados pelo Hospital Regional. No último fim de semana, a unidade parou de receber pacientes com a Covid-19, depois de ter sido transformado em uma unidade de referência para tratar a doença no estado.

“Os municípios reunidos através deste consórcio vem solicitar providências urgentes para a retomada dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Regional para garantir o atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus e, por sua vez, evitar mais óbitos durante essa crise pandêmica”, diz a carta, assinada pelo presidente do consórcio, Ednardo Barbosa, prefeito de Pinheiral.

A cobrança foi feita através de uma carta, endereçada ao novo Secretário Estadual de Saúde, Alex da Silva Busquet, que assumiu o cargo esta semana. Ele é o terceiro secretário a assumir a pasta em meio a pandemia. No documento, ao qual o Diário do Vale teve acesso, o Cismepa aponta que 30% das vagas do hospital eram ocupadas por pacientes da região. Outros 70% vieram da capital e da baixada.

Além disso, o consórcio também destaca que a Organização Social Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Matuípe teria confirmado que está há três meses sem receber repasses do estado, o que ocasionou a paralisação dos atendimentos.

Os repasses teriam sido interrompidos depois que o Tribunal de Contas do Estado encontrou irregularidades no contrato fechado entre o estado e a OS. Com isso, foi determinado a paralisação dos pagamentos. No entanto, nesta semana o Ministério Público do Estado do Rio expediu recomendação para que o estado regularize a situação.

A interrupção dos serviços no Hospital Regional provocou inchaço da rede pública de saúde em diversas cidades da região, tendo efeito ainda mais negativo nos municípios pequenos. No entanto, mesmo a maior cidade da região, sente o golpe. Volta Redonda terá de fechar o comércio e teve alta significativa no número de internados nos hospitais públicos.

Histórico do Hospital

Na carta, o Cismepa aponta que o Hospital Regional foi construído e pensado para desafogar a rede de saúde do Médio Paraíba, bem como para oferecer especialidades médicas que antes só eram encontradas em outros centros.

A carta destaca especialmente o papel que a prefeitura de Volta Redonda teve na época da construção.

You may also like

3 comments

Roberto 25 de junho de 2020, 10:58h - 10:58

Comparando com janeiro dessa ano, em Volta Redonda são 2 mortes a mais em média por dia nesse mês de junho, até a data de hoje. Eram 6 a 7 mortos, o que dá um acréscimo de 30%. Ainda faltando 5 dias de junho isso já dá 50 mortos além do normal.
Se maio teve, por baixo, 1 óbito a mais do que janeiro, o acréscimo é de 81 só nesses 2 meses. E ainda falta considerar o mês de abril.
Resumindo, mesmo não sendo todos vítimas fatais da Covid-19, tem alguma coisa séria acontecendo na Cidade do Aço.

Morador de BM 25 de junho de 2020, 10:49h - 10:49

Como tudo que acontece nesse estado, isso é mais uma vergonha.
Colocaram em local errado, o certo era a Região Leste de Barra Mansa,
de fácil acesso para a população, mas a politica do Sr. Neto, que TUDO PARA VR,
tomou conta da obra e praticamente tornou um hospital de VR.
Agora aguenta !!!!!

Zero 25 de junho de 2020, 09:39h - 09:39

Cadê o dep federal eleito pela da região que andava por ai tirando fotos, fazendo reuniões e nomeando direção no hospital?

Agora Sumiu né!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996