
Foto: Paulo Dimas
Barra Mansa – A Prefeitura de Barra Mansa apoiou, na manhã desta sexta-feira (16), a caminhada do Maio Laranja promovida pelo Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o ato contou com a presença de representantes da Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e da Pessoa com Deficiência.
A ação realizada nesta sexta contou com a presença da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, juntamente com outros membros da Pasta; integrantes da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do gabinete da vice-prefeita Luciana Alves; assim como atiradores do Tiro de Guerra de Barra Mansa (TG 01-016), Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas e estudantes do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, do Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae).
Os participantes saíram da frente do Restaurante do Povo e seguiram em direção à Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, passando pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite. A campanha Maio Laranja é uma iniciativa nacional, já que 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A secretária Joseane pontuou a importância de orientar o público e manter o alerta com as crianças e adolescentes.
“Essa ação é extremamente importante e necessária porque a gente quer trazer mais visibilidade e deixar as pessoas cientes desse assunto que afeta nossas crianças e adolescentes. A violência sexual é um crime e isso precisa ser debatido. Agradeço o apoio dos envolvidos nesta caminhada. Nós saímos pelas ruas entregando folhetos e tivemos uma receptividade muito boa das pessoas”, contou Joseane.
O coordenador de promoção social do Sest Senat, Luís Renan Bosoroy, ressaltou a união de forças para avançar nas políticas de cuidado e proteção infantil.
“Chegamos ao segundo ano consecutivo do nosso projeto com o apoio da Prefeitura. Para nós é uma satisfação ver que a unidade de Barra Mansa está incluída nesta campanha que acontece em todo Brasil. Essa mobilização junto à população evidencia o nosso compromisso e o da Prefeitura no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse.