
Foto: Divulgação
Angra dos Reis – A Secretaria de Educação, Juventude e Inovação firmou, nesta segunda-feira (10), uma parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo (USP), para elevar a qualidade do ensino desde os primeiros anos.
A cerimônia de abertura do projeto aconteceu junto ao encontro inaugural do Programa Avaliar na Educação Infantil, iniciativa pioneira voltada para a realização de diagnósticos da qualidade da Educação Infantil na rede pública municipal de Angra. O evento contou com a participação de gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), bem como de gestores e pedagogos das unidades que atendem à pré-escola.
O principal objetivo do programa Avaliar é fornecer um diagnóstico detalhado sobre as condições de oferta da Educação Infantil no município, utilizando metodologias baseadas em evidências. A análise resultante servirá de base para a formulação de políticas educacionais e estratégias voltadas à melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças.
“Com o Avaliar para Educação Infantil, a Prefeitura de Angra, junto ao LEPES da USP, dá um grande salto em busca da qualidade e no atendimento às crianças em seu período mais crucial de aprendizagem, que vai do nascimento aos cinco anos de idade. É um momento histórico para a educação da cidade”, comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Por meio da parceria com o LEPES da USP, o Avaliar realizará um diagnóstico amostral inicial focado em insumos e processos em 166 turmas de creche e pré-escola, utilizando a Escala de Avaliação dos Ambientes dedicados à Primeira Infância (EAPI). Também serão avaliados 585 estudantes com o Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) permitindo a identificação de pontos-chave para a implementação de ações eficazes.
“Este é um momento crucial para o desenvolvimento das nossas crianças, uma oportunidade de avaliar todas as unidades de ensino da rede que oferecem Educação Infantil. Nosso foco é fortalecer a qualidade do ensino e garantir os direitos de aprendizagem de cada criança”, destacou a superintendente de Educação, Fabiane Alves.