Prefeitura de Angra realiza visita técnica à estação elevatória da Praia do Anil

Ação teve como objetivo apresentar o maquinário das bombas da estação e explicar seu funcionamento

by Agatha Amorim

Foto: Divulgação

Angra dos Reis – A prefeitura de Angra dos Reis realizou na tarde deste domingo (28), uma visita técnica na estação elevatória de esgoto da Praia do Anil, que foi entregue no dia 30 de março. O encontro teve como anfitrião o prefeito Fernando Jordão e reuniu dezenas de moradores, profissionais da imprensa local e funcionários da prefeitura. A ação teve como objetivo apresentar o maquinário das bombas da estação e explicar seu funcionamento. Com as intervenções que põe fim ao despejo de esgoto sem tratamento no mar e com a ação das correntes marinhas, que deverão agir como filtros naturais da água do mar, a expectativa é que a Praia do Anil volte a ser balneável nos próximos meses.

Até então, o esgoto de cinco morros da região central da cidade (Tatu, Fortaleza, Peres, Carmo e Glória), de algumas regiões do Centro (imediações da Rua Manuel do Rosário, do asilo municipal, do Hospital Maternidade de Angra dos Reis/HMAR) e da própria da Praia do Anil era despejado diretamente no mar, sem tratamento.

Agora, com a construção de uma elevatória no bairro, o material será coletado por três bombas e seguirá por uma tubulação até a estação de tratamento na vizinha Praia da Chácara, para só então ser descartado.

– Todo o esgoto que caia na Praia do Anil, não cai mais. A água já está bem clara. A cada dia que passa, as marés vão reciclando o ambiente da praia. Esperamos que em breve ela esteja completamente balneável, pronta para receber os moradores locais e os turistas. Estamos comprometidos em continuar investindo em projetos de saneamento e preservação ambiental em diversas praias da cidade. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo – comentou o prefeito Fernando Jordão.

As condições de recuperação da balneabilidade da Praia do Anil envolvem a ação da própria natureza no mar. A estimativa é de em poucos meses os processos naturais contribuam para a purificação da água, que estará completamente apta a receber novamente as famílias angrenses e os turistas para um banho de mar.

Maior intervenção de saneamento em Angra nos últimos 20 anos, a obra durou 2 anos e custou R$ 8 milhões, com recursos próprios do município. Todas as etapas foram acompanhadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e atenderam à legislação ambiental, com licenciamento e supervisão dos Institutos Estadual (INEA) e Municipal do Ambiente (IMAAR).

– Com certeza, já podemos observar uma mudança na cor da água. O SAAE tem conduzido análises laboratoriais tanto da água quanto da areia. Já é perceptível um aumento na quantidade de areia em toda a extensão da praia, o que é um bom indicativo. Acreditamos que, em poucos meses, poderemos alcançar a balneabilidade desejada, mediante análise e certificação do órgão competente, que é o INEA. Estamos otimistas com os resultados e comprometidos em continuar monitorando e trabalhando para a melhoria contínua da nossa costa – declarou o presidente do SAAE, Felipe Larrosa.

 

Serviços após a entrega

No primeiro mês após a entrega das obras, foram feitos serviços complementares na estação elevatória de esgoto: limpeza final da obra, pintura externa e paisagismo. Foi implementado também um enrocamento na saída da elevatória para águas pluviais.

A limpeza da Praia do Anil também ganhou reforço: a Prefeitura adquiriu um trator que faz a peneira da areia. São 2.000 m³ de areia peneiradas diariamente. É o mesmo equipamento que a Comlurb utiliza para a limpeza das praias no Rio.

O Serviço Público ainda atuou, nos últimos dias, na pintura da ciclovia, recuperação das pedras portuguesas e das pedras que compõem o calçadão, e na restruturação e pintura dos guarda-corpos.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996