>
sábado, 28 de maio de 2022 - 01:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Prefeitura de Barra Mansa organiza audiência pública sobre a Floresta da Cicuta

Prefeitura de Barra Mansa organiza audiência pública sobre a Floresta da Cicuta

Matéria publicada em 23 de outubro de 2015, 08:17 horas

 


Município possui 85% da área de preservação e não foi convidado para participar de nenhuma reunião promovida sobre o tema

jonas2 cortada

Audiência vai acontecer no UBM do Centro de Barra Mansa, dia 24 de novembro
(Foto: Arquivo)

Barra Mansa- O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PCdoB), se reuniu na tarde de ontem (22) com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mário Branco; com o procurador do município, Ernesto Neto; a coordenadora de Meio Ambiente, Izabella Resende; e representantes do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Leonardo de Almeida Amado e o Valdinei Antônio de Arantes, o Nei Cocada. O objetivo da reunião foi a organização de uma audiência pública sobre a Floresta da Cicuta, que tem 85% de sua área no município.

Marcada para o dia 24 de novembro, a audiência vai acontecer no UBM do Centro de Barra Mansa e visa debater a solicitação da CSN de mudança da categoria da unidade de conservação de ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) para RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Atualmente, é o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que gerencia a floresta e, na prática, caso a ARIE se transforme em RPPN, a CSN passa a gerir a reserva. A audiência vai servir para que a população entenda melhor o que pode acontecer, caso haja mudanças.

– Essa audiência pública será ótima para que toda a população possa entender o que está acontecendo e, dessa forma, poderemos ouvir a todos e não fazer reuniões fechadas com pouca gente. O correto é levantar a questão em audiência pública – afirmou Jonas.

– Além da CSN e do ICMbio, vamos convidar as universidades, as representações sociais, ambientais e religiosas. Queremos que todos participem da audiência e que a população possa entender o que está havendo e aí sim, a comunidade, melhor informada, poderá opinar de forma verdadeira e consciente – comentou o secretário de Meio Ambiente.

Essa vai ser a segunda audiência pública sobre o caso, na região. Algumas reuniões foram realizadas, mas nem a prefeitura e nem o Condema foram convidados a participar, embora a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Conselho Municipal possuam duas cadeiras no conselho do ICMbio.

– Não tivemos nenhum convite oficial para qualquer reunião. É uma reunião de um homem só e não de um órgão específico, oficial. Eu sou também conselheiro do ICMbio e nem assim fui convocado – disse Nei Cocada.

Isabella e Leonardo aproveitaram a ocasião para explicarem que a prefeitura já está trabalhando em um projeto que institui a criação de uma APA (Área de Preservação Ambiental), no entorno da Floresta da Cicuta.

– Não haverá nenhum dano ecológico para o município em nenhuma das categorias – salientou Izabella.

– Infelizmente, não tivemos oportunidade de participar em nenhuma das reuniões já realizadas porque sequer fomos convidados. Fomos à última porque ficamos sabendo de forma extraoficial e como entendemos a relevância do caso para Barra Mansa, tentamos participar de forma mais efetiva. Uma audiência pública é o mais correto, nesse caso, para que possamos ouvir os dois lados da história – acrescentou o presidente do Condema, Leonardo Amado, reforçando que a mudança da categoria ambiental é feita em Brasília e não é solucionada nos municípios.

– O que podemos fazer é abrir esse espaço para debate e levar à população e entidades representativas todos os lados da história e buscar o que for melhor para o coletivo – concluiu.

Jonas Marins ressaltou que dará parecer favorável ao que for melhor para a Floresta da Cicuta.

– A secretaria municipal de Meio Ambiente será mediadora nesta audiência e deixo claro, desde já, que minha posição como governante é abraçar a causa da floresta, que é a causa pela vida – definiu o prefeito.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. JA VI GOVERNO ORDINARIO MAIS PIOR QUE ESTE AI SO MESMO DILMA E LULA. RSRSRS

    PREFEITO ME AJUDA VAI KKKKK

    A RECEBER MEU SALARIO DE MAIO DA ICN HOSPITAL DA MULHER RSRSRS

  2. Salvem a BARRA MANSA

    Se Barra Mansa e seu prefeito não se mexerem, o município poderá perder a floresta da Cicuta.
    Seria mais uma pila traem com BARRA MANSA

  3. COMO MEU OUTRO COMENTARIO NAO PASSOU NA MODERAÇÃO VAI OUTRO…

    MAIS QUATRO ANOS DE SR.BARRIGA EM BARRA MANSA NÃO GOSTO NEM DE PENSAR

    TBM CABE A ELE OUTRO PERSONAGEM

    FORREST GUMP…..CONTADOR DE HISTORIAS…..KKKKK

    AINDA TEM TROUXA Q ACREDITA…..

  4. PREFEITO MAIS SÉRIO QUE BARRA MANSA JÁ TEVE.TRABALHA COM RESPONSABILIDADE.

  5. Jonas já esta reeleito,não tem concorrente,+ 04 anos.

  6. foi enviado um oficio a prefeitura de Barra Mansa ,pode ter acontecido algum ruido de comunicação ,mas esta no face do vereador Jeronimo teles a prova do envio do convite a prefeitura da Barra Mansa para participar da audiência publica na Câmara municipal de volta redonda .

  7. Estranho seu barriga não toma conta nem do parque ambiental da saudade e quer tomar conta da cicuta…conta outra prefeito…

  8. Camarada que vem pisando na bola com a população de barra mansa, ano que vem vamos dar o troco

  9. Sem palavras para descrever esse camarada

Untitled Document
close