Prefeitura de Barra Mansa participa de Dia da Consciência Negra em Quilombo

Por Diário do Vale

Comemoração teve apresentações de música e dança
(Fotos: Leandro Tavares – PMBM)

Barra Mansa – Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Barra Mansa através da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), compareceu novamente ao Quilombo de Santana em Quatis. O acompanhamento das atividades destaca a valorização das origens do município, tendo como base que a cidade de Quatis pertencia a Barra Mansa e se emancipou na década de 90. As festividades aconteceram na Escola Municipal Quilombola de Santa Irmã Elizabeth Alves e contou com apresentações de dança, cantigas tradicionais e ações que retomaram a ancestralidade afrodescendente.

A gerente da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), Deviane Costa, sensibilizou a data e destacou a importância de não ser desvalorizada. “A história do Quilombo de Santana é também a história do passado barra-mansense à época da escravidão. É sabido que Barra Mansa foi uma das últimas cidades do estado a abandonar a escravatura e a localização das terras quilombolas até pouco tempo eram município barra-mansense. Isso nos leva a imaginar o quanto das nossas raízes hereditárias estão diretamente ligadas a essa comunidade. Fico muito feliz de estar aqui hoje e poder compartilhar dessas atividades com as crianças da Escola Quilombola”, frisou.

A Diretora da Escola, Angélica Rivelline, informou a necessidade de estimular as produções entre os alunos. “Estamos aproveitando a data para fazer a apresentação de todos os projetos que estudamos durante o ano. Nosso principal projeto foi sobre a música “Meu corpo e o espaço que habito”, que é ensinado pela professora de dança e percussão, Clarete Braz, para que com este aprendizado eles trabalhassem o Jongo, o Maculelê, realizando o resgate cultural”, destacou Angélica.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996