sexta-feira, 18 de setembro de 2020 - 13:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa recicla quase cinco mil pneus no primeiro semestre de 2020

Barra Mansa recicla quase cinco mil pneus no primeiro semestre de 2020

Matéria publicada em 11 de agosto de 2020, 15:45 horas

 


Reaproveitamento na indústria cimenteira é uma das formas sustentáveis de descarte do material

Reaproveitamento na indústria cimenteira é uma das formas sustentáveis de descarte do material
(foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa coletou e destinou quase cinco mil pneus para reciclagem entre janeiro e julho deste ano, através do Programa Eco Pneu. Os serviços de recolhimento do material não sofreram alterações, mesmo com a pandemia da Covid-19 no município.

Através do programa foi realizado um trabalho de conscientização dos cidadãos, por meio da Secretaria de Saúde, para que aproveitassem o isolamento social e promovessem a limpeza de quintais e áreas que pudessem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya.

O secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, comentou que o material é coletado duas vezes por mês e encaminhado para reaproveitamento na indústria cimenteira em substituição ao carvão coque.

– Os pneus destinados à reciclagem são acondicionados em dois pontos distintos do município, protegidos contra água de chuvas e mediante agendamento prévio transportados pela empresa conveniada para reaproveitamento sustentavelmente correto. Grande parte dos pneus coletados é usado como combustível alternativo nas cimenteiras, onde o procedimento recebe os cuidados ambientais necessários, inclusive com o uso de filtros especiais – explicou.

Algumas unidades foram reservadas para a realização da oficina Arte com Pneus, que neste momento de pandemia foi realizada com pessoas em situação de rua, instaladas no abrigo temporário da Prefeitura. O coordenador e instrutor do projeto, Arilson Sales, afirmou que, a sede do projeto continua fechada temporariamente. No entanto, os pneus foram utilizados para na capacitação dos abrigados.

Sales disse ainda que Barra Mansa tem aproximadamente 170 geradores de pneus e que sistematicamente são realizadas visitas para verificar as condições de armazenamento do material até que o recolhimento seja efetuado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document