Barra Mansa recicla quase cinco mil pneus no primeiro semestre de 2020

Por Diário do Vale

Reaproveitamento na indústria cimenteira é uma das formas sustentáveis de descarte do material
(foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa coletou e destinou quase cinco mil pneus para reciclagem entre janeiro e julho deste ano, através do Programa Eco Pneu. Os serviços de recolhimento do material não sofreram alterações, mesmo com a pandemia da Covid-19 no município.

Através do programa foi realizado um trabalho de conscientização dos cidadãos, por meio da Secretaria de Saúde, para que aproveitassem o isolamento social e promovessem a limpeza de quintais e áreas que pudessem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya.

O secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, comentou que o material é coletado duas vezes por mês e encaminhado para reaproveitamento na indústria cimenteira em substituição ao carvão coque.

– Os pneus destinados à reciclagem são acondicionados em dois pontos distintos do município, protegidos contra água de chuvas e mediante agendamento prévio transportados pela empresa conveniada para reaproveitamento sustentavelmente correto. Grande parte dos pneus coletados é usado como combustível alternativo nas cimenteiras, onde o procedimento recebe os cuidados ambientais necessários, inclusive com o uso de filtros especiais – explicou.

Algumas unidades foram reservadas para a realização da oficina Arte com Pneus, que neste momento de pandemia foi realizada com pessoas em situação de rua, instaladas no abrigo temporário da Prefeitura. O coordenador e instrutor do projeto, Arilson Sales, afirmou que, a sede do projeto continua fechada temporariamente. No entanto, os pneus foram utilizados para na capacitação dos abrigados.

Sales disse ainda que Barra Mansa tem aproximadamente 170 geradores de pneus e que sistematicamente são realizadas visitas para verificar as condições de armazenamento do material até que o recolhimento seja efetuado.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996