quinta-feira, 28 de outubro de 2021 - 12:07 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Prefeitura de Itatiaia estende o horário para a realização de exames de mamografias

Prefeitura de Itatiaia estende o horário para a realização de exames de mamografias

Matéria publicada em 14 de outubro de 2021, 15:03 horas

 


O agendamento deve ser feito direto na unidade de saúde referente ao bairro da paciente – Foto: Divulgação PMI.

Itatiaia- A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde aproveitou este importante mês de conscientização sobre a importância do autoexame, para ampliar o horário da realização de mamografias.

De acordo com a secretaria de saúde, as moradoras que não tenham disponibilidade para fazer o exame durante o dia, poderão ser atendidas às terças-feiras após as 17h. Lembrando que o agendamento deve ser feito direto na unidade de saúde referente ao bairro da paciente.

Segundo os dados do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno (PAISMCA), a cada semestre são realizadas cerca de 1200 mamografias, em Itatiaia. O levantamento da Clínica da Mulher aponta que são feitos 10 exames por dia, o que totaliza 50 exames semanais e 200 mensais. O mamógrafo, em Itatiaia, funciona segunda e quarta-feira, no período da tarde e na terça-feira durante o dia todo, na Clínica da Mulher, ao lado da Policlínica Municipal, no Centro.

– A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce da doença. Aqui, os agendamentos são realizados através das unidades de saúde de referência de cada paciente, e o exame é feito na Clínica da Mulher. A paciente realiza a consulta e pega uma solicitação do exame – explicou a coordenadora do, Graziele Diniz.

A importância do autoexame

Além do de mamografia é importante que as mulheres realizem o autoexame através da palpação das mamas. Também é fundamental que observem atentamente nas mamas a existência de caroços ou quaisquer alterações de aparência. Ao sinal de qualquer anormalidade deve-se procurar imediatamente um médico na unidade de saúde.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document