Prefeitura de Paraty decreta estado de emergência; Rio-Santos funciona em meia pista na altura do posto da PRF

by Diário do Vale
Paraty – A Prefeitura  divulga os termos do decreto municipal 033/2022, que estabelece situação de emergência nas áreas do município atingidas pelas chuvas. De acordo com dados da prefeitura, os dados  pluviométricos são os seguintes: O pluviômetro no centro da cidade marcou 264 mm de chuvas; o pluviômetro de Laranjeiras marcou 340 mm.
O maior volume de chuva, segundo a Defesa Civil, ocorreu em um período de 40 minutos, entre 19h e 19h40 de ontem. A previsão para este sábado é de chuvas mais amenas, mas o município está em estado de emergência.
De acordo com o decreto, “fica determinada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem na situação de emergência (SE) sob a coordenação do Gabinete do Prefeito. Nas situações de campo e nas diligências, a Defesa Civil será assessorada, nomeadamente, pela Secretaria Municipal de Obras e Transportes, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e pelas demais Secretarias Municipais”.
Estradas
A rodovia Paraty-Cunha está com tráfego liberado e registra apenas quedas de galhos
O acesso a Trindade e à Vila Oratório está comprometido por conta de quedas de barreira nas duas estradas e por bloqueios na Rio Santos.
Atualização da Rio-Santos
Km 529 – queda de árvore. Tráfego interrompido;
Km 517 – queda de árvore. Tráfego flui parcialmente;
Km 457 – queda de árvore. Tráfego liberado;
Km 464 – queda de barreira sobre a pista. Tráfego interrompido;
Km 478 – queda de árvore. Tráfego interrompido;
Km 534 – tráfego flui parcialmente.
Assistência às famílias
A assistência às famílias e pessoas desabrigadas pelas chuvas está concentrada na escola municipal Pequenina Calixto. Foi lançada uma campanha de doação de produtos de limpeza, cobertores, colchões, travesseiro e kit de higiene para as famílias que tiveram as casas alagadas. As doações podem ser entregues às equipes da prefeitura na Sala dos Conselhos, ao lado da Saúde da Mulher, e no Centro de Informações Turísticas, da avenida Roberto Silveira.
Abastecimento de água
A estação de tratamento de água do Corisquinho voltou a operar plenamente, mas a estação da Pedra Branca está paralisada. Pode haver desabastecimento pontual em alguns bairros e dois caminhões pipas estarão à disposição da população já na manhã de hoje, com previsão de reforço até o fim do dia. Quem precisar de apoio do caminhão pipa pode entrar em contato por 998713554 (Alberto). Diante das circunstâncias emergenciais, a prefeitura e a concessionária Águas de Paraty pedem que a população observe o consumo racional de água.
Sem excursões
A Secretaria de Turismo informa que por motivo das fortes chuvas que atingiram o município na noite de ontem, 31 de março, todo o sistema de senhas de acesso está sendo paralisado. A cidade se encontra em estado de emergência.
As empresas de excursões turísticas que têm as senhas para entrar no município neste final de semana serão ressarcidas ou receberão vouchers para uma próxima viagem.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo, 24 3371-2899.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996