quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 - 15:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Prefeitura de Vassouras inaugura Sala de Exposições Marianna Crioula

Prefeitura de Vassouras inaugura Sala de Exposições Marianna Crioula

Matéria publicada em 28 de agosto de 2021, 10:41 horas

 


Município também lança projeto em parceria com o Distrito Federal

Na inauguração, as paredes da Sala estavam ocupadas pelas ilustrações do “Revelando Vassouras”, projeto da Fundação CSN em parceria com a MRS Logística – Foto: Divulgação PMV.

Vassouras- A Câmara Municipal de Vassouras foi palco na sexta-feira, dia 26, de três momentos especiais. No intervalo do Fórum Regional do Turismo Fluminense, realizado no Centro de Convenções General Sombra, muitas autoridades se dirigiram ao palacete histórico no centro para a inauguração da Sala de Exposições Marianna Crioula, criada em homenagem à mulher negra que foi escravizada e se tornou um símbolo da luta por liberdade. “A Câmara faz parte do Corredor Turístico Cultural e é o local ideal para abrigar esse espaço dedicado à heroína Marianna e que vai receber exposições especiais regularmente”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias. O presidente do Preservale, Nestor Rocha; a subsecretária de Desenvolvimento do Estado, Marina Esteves; e os vereadores Manoel Melo de Macedo, Diney Gomes, Victor Setaro, Gabriel dos Santos Silva e Matheus Merenciano, foram alguns dos convidados presentes.

Na inauguração, as paredes da Sala estavam ocupadas pelas ilustrações do “Revelando Vassouras”, projeto da Fundação CSN em parceria com a MRS Logística que transformou desenhos feitos por crianças das escolas públicas em gibi e jogo.

Outro projeto que une turismo e educação foi lançado na mesma ocasião, o “Turismo Cívico Vassouras”, realizado pela Prefeitura, por meio da SEDET, da Secretaria de Educação e da Universidade de Vassouras, a partir de termo de cooperação assinado com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “Foi uma grande honra receber a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, nesta cerimônia de lançamento e no Fórum. Nos conhecemos em Brasília e temos outras parcerias engatilhadas”, disse Wanderson, que conduziu a convidada por um passeio pela cidade no dia anterior. “É um dia histórico. Estou muito feliz em estar aqui representando o Distrito Federal, à covite do secretário Wanderson, que esteve comigo em junho em reunião em que ele me apresentou Vassouras. Eu não conhecia. Ontem tive a oportunidade de andar por sua cidade, prefeito Severino, e estou absolutamente encantada”, disse Vanessa em seu discurso na cerimônia de abertura do Fórum.

Um dos próximos projetos turísticos da parceria que Vassouras estabeleceu com a Setur-DF é o Via da Liberdade, rota que vai unir Brasília, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Agradeço ao secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca, que me convidou para a comitiva em que consegui articular a integração da nossa cidade a esse circuito que será amplamente divulgado”, explicou Wanderson.

Para finalizar, foi realizada a segunda etapa do projeto Rio de Mãos Dadas, da Fecomércio RJ. As mãos gigantes criadas pelo artista Mario Band’s e expostas na praça da Câmara se uniram. “Foi um momento bastante simbólico. Agradeço ao Marco Capute, presidente da Fusve, por todo o apoio que a Universidade de Vassouras nos dá; ao prefeito Severino Dias por sua excelente gestão e confiança no trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; ao presidente da Câmara, Zé Maria Capute; à secretária de Educação, Magda Sayão; e a todos e todas que se envolveram nesses projetos tão importantes para Vassouras e o Vale do Café”, finalizou Wanderson.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document