segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeitura de Volta Redonda cria projeto para gerenciar estacionamento rotativo

Prefeitura de Volta Redonda cria projeto para gerenciar estacionamento rotativo

Matéria publicada em 15 de dezembro de 2017, 18:13 horas

 


Expectativa é que o VR Parking, que será implantado no primeiro trimestre do ano que vem, gere cerca de 50 empregos diretos

Volta Redonda – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, celebrou nesta sexta-feira, dia 15, a aprovação, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei – enviado pelo Executivo – para a criação do VR Parking. O objetivo é organizar o estacionamento e resolver a questão dos flanelinhas no município. Outro importante fato é a modernização na forma de pagamento. A expectativa é que o projeto ainda gere 50 empregos diretos. O VR Parking deve ser implantado no primeiro trimestre de 2018.

De acordo com o prefeito, o VR Parking é vai mudar a forma de se estacionar na cidade.

— Sabemos a dificuldade de estacionar os veículos na nossa cidade, por isso a importância do VR Parking. E, principalmente, vamos resolver a questão dos flanelinhas em Volta Redonda. O VR Parking será uma nova forma de organizar o que está desorganizado, e não ter mais essa questão de moedinhas. Vamos modernizar a cidade, como é feito nas melhores cidades do mundo — acrescentou.

Samuca ainda destacou que o projeto deve gerar receita para entidades assistenciais da cidade.

— Também haverá um fundo específico para que, com parcela dos recursos, a gente possa ajudar as entidades que atuam no nosso município. Outro fator importante, é que o motorista poderá pagar por tempo fracionado. Ou seja, se for utilizar apenas 30 minutos, vai pagar por esse tempo —  disse Samuca.

O prefeito também ressaltou que o VR Parking tem o objetivo de facilitar a vida da população, já que os bilhetes para utilização poderão ser adquiridos em estabelecimentos cadastrados.

— Ainda haverá a possibilidade de conseguir vagas através do celular, por meio de um aplicativo específico. Tudo de forma moderna, ágil e organizada. Nossa cidade está avançando cada vez mais, se tornado mais moderna e com olhos para o futuro — completou Samuca.

O VR Parking possibilitará ainda que o número de vagas específicas para os idosos triplique em Volta Redonda. Atualmente, são 67 vagas destinadas à terceira idade e, com novo sistema, o número passará para 270 nos principais centros comerciais do município. Aos deficientes físicos, serão 108 vagas de estacionamento e hoje são 85.

Ao todo, devem ser disponibilizadas cerca de 4,7 mil vagas. Na primeira fase de implantação, o VR Parking atenderá cinco áreas: Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro, Retiro e Santo Agostinho. No segundo momento, os bairros Ponte Alta e 207. A prefeitura de Volta Redonda irá preparar o edital para a contratação de uma Concessionária que ficará encarregada de comandar o VR Parking.

De acordo com o presidente da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Matheus Moreira Cruz, o objetivo é que o ticket de comprovante de pagamento seja eletrônico, sem obrigatoriedade de que os motoristas os imprimam. “Serão credenciados pontos para comercialização junto a lojistas que tenham interesse. Haverá também agentes nas ruas, contratados pela concessionária, para venda dos tickets eletrônicos. Para isso, bastará o motorista informar o número da vaga e a placa do veículo. O comprovante da compra será entregue ao motorista”, disse.

Além disso, será criado um aplicativo exclusivo para quem quiser garantir a vaga pelo celular. “Os motoristas que possuem smartphones poderão instalar o aplicativo, cadastrar seus veículos e comprar, eles mesmos, os tickets eletrônicos para estacionar, bastando informar o número da vaga. A fiscalização será realizada pela placa e número da vaga, também de forma eletrônica. Pelo aplicativo, o motorista poderá prolongar o horário de estacionamento”, disse o presidente da EPD.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

43 comentários

  1. Avatar

    Temos um problema real que é a falta de vagas na cidade.
    Quem reclama do estacionamento rotativo desconsidera que isso é o reflexo de um problema muito maior que se chama mobilidade urbana.
    Infelizmente a sociedade de VR só pensa na mobilidade dos carros repetindo o mesmo erro do antigo prefeito.
    Se o Samuca não tiver a coragem de quebrar esse paradigma do carro como a principal forma de deslocamento viveremos eternamente com problema de congestionamentos, de falta de vagas e principalmente com a poluição atmosférica, sonora e visual dos carros.

  2. Avatar
    vamos trabalhar seus vagabundos

    Pra quê serve os impostos se a gente tem que pagar tudo? até pra estacionar a gente paga. O dinheiro dos impostos “teriam” que ser repassados pra gente com algum serviço público, mas só sabem tirar do nosso bolso e não repassam nada pra gente.

  3. Avatar

    A falta de vagas também é de responsabilidade do setor privado.
    Tem supermercado que tem estacionamento minúsculo ou inexistente. Empresas na Rodovia dos Trabalhadores onde os veículos dos operários ficam do lado externo.
    Outro problema é a verticalização de VR onde os novos edifícios residenciais não têm vagas para os visitantes e os comerciais não consideram esse planejamento.
    O momento é oportuno para a CMVR criar leis exigindo mais vagas nos novos empreendimentos.

  4. Avatar

    eu tenho certeza que quem for fazer este trabalho vão estar uniformizados,
    e os funcionários até agora nada isso é uma vergonha,
    com a palavra o sindicato pelego.

  5. Avatar

    Vaga georeferenciada. ?????

  6. Avatar

    Alguém me explica, se pago todos os impostos e não tenho asfalto que preste. Qual o motivo de pagar estacionamento em rua pública??
    Ou mudou de nome das vias em que andamos??
    Acho que além de sobre taxa é roubo.

  7. Avatar

    Serão 4700 vagas arrecadando 2 reais cada por dia= r$ 9400 x 5 dias por semana = 47000 x 5 semanas = 235 mil reais por mês.

    Em um ano, só o rotativo arrecadaria 3 milhões isso admitindo apenas míseros 2 reais o dia todo.
    Nos próximos 3 anos de Samuca ele vai perder 9 milhões só com o rotativo.
    Daria facilmente para implantar a rede cicloviária.
    Idéia de girico do gestor entregar o rotativo para iniciativa privada !
    9 milhões é praticamente o que foi gasto na aquisição do hospital Santa Margarida.

  8. Avatar
    Itamar Batista de Souza

    Realmente o Prefeito Samuca está colocando em prática o que ele pregou em sua campanha para Prefeito.Falou muito em Gestão e realmente ele é muito bom nisso.Comprou um Hospital,quando ele sabe muito bem que PMVR não tem médicos para colocar este Hospital para funcionar.Sabe do Hospital Regional na Via Dutra que custou milhões de reais do dinheiro público largado ao “deus dará),sabe que em V.Redonda constroi-se um Posto de Saúde ou uma UPA sem contratar pessoal,só remanejando,deixando sempre o povo em falta.Agora cria mais um Imposto obrigatório(Taxa de estacionamento)que seu “olho grande” para arrecadar mais(para o empresário que ganhar a concorrência)vai colocar vagas nas ruas transversais dos bairros centrais e invadir os bairros pobres como Santo agostinho e bairro 207.Lembrem-se que a PMVR vai ficar só com 20% da arrecadação do estacionamento. Prefeito Samuca coloque o pé no freio quanto a punir o povo de V.Redonda que já tem sofrido muito com o desemprego e as roubalheiras dos políticos deste país(principalmente no Estado do Rio de Janeiro)que tiram tudo que o povo deveria receber dos nossos governantes.

  9. Avatar

    O vó, se eles não conseguem nem moralizar o estacionamento para deficientes físicos e idosos, como vão administrar estacionamento rotativo. Ai tem né vó?

  10. Avatar

    TRABALHEI COM ESSE CARA, VOTEI NELE E ME ARREPENDI. Pimeiro a taxa de iluminação publica na nossa contra de luz, agora mai esta de estacionamento. Vai ter estacionamento ate em ruas transversais. Isso quer dizer pagar estacionamento em frente a sua casa. Politico e tudo igual so projeto para punir o povo. Pode ter certeza meu voto nunca mais.

  11. Avatar

    nessa reportagem não falou o preço que será um ASSALTO DE 2,50 A HORA!!!!!!!!

    • Avatar

      Lidar com pobre é F,,,, Faz vistoria sem pagar IPVA, fala que paga imposto, mas não esta na faixa de 27,5 % do IR… é F….. põe GNV no carro

  12. Avatar

    EU QUERIA ENTENDER UMA COISA PREFEITO QUANDO O CLIENTE DEIXA O CARRO NA RUA E QUANDO CHEGAR PARA BUSCA-LO O MESMO ESTAR AMASSADO OU ARANHADO NÃO SERIA DA RESPONSABILIDADES DE VCS DONOS DO ESTACIONAMENTO E QUE COBRAM POR ELES PAGAR O PREJUÍZO AO CLIENTE POIS ASSIM QUE FUNCIONA EM QUALQUER TIPO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CERTO TEM OS DIREITOS E DEVERES NÃO ACHA, OU SÓ É PARA PREFEITURA LUCRAR NAS COSTAS DO POVO NESSE TRANSITO CAÓTICO DE VR..

  13. Avatar

    VR tem 110 mil veículos. Admitindo uma média de 3 metros daria uma fila com 330 Km. Poderia alguém que é contra o estacionamento rotativo me explicar como seria possível racionalizar o espaço público paga guardar tanto carro ? Rotativo existe até no Japão.

    • Avatar

      Vc está certo, rotativo existe até no Japão, mas lá não se paga tantos impostos com no Brasil. Cobrar estacionamento em vias públicas é dupla cobrança ( IPVA/estacionamento). Só que no Brasil a constituição só serve para falar que existe é favorecer alguns.

    • Avatar

      Atualmente não se cobra. Ja aconteceu de vc ter que voltar pra casa por falta de vaga, tendo que ir de ônibus ou bike depois?
      Ja aconteceu várias vezes de eu dar umas 3 voltas para encontrar vagas, mas nunca fiquei sem vaga. Nunca precisei voltar para casa… claro que as vezes paro longe.
      Só que as pessoas só querem parar em frente ao estabelecimento, mas esquecem que mesmo com estacionamento rotativo isso é complicado.
      Sou contra… minha opinião

    • Avatar

      Dupla cobrança ? Me diga onde esta escrito que você tem o direito de usar o espaço público para guardar o seu carro? Isso não está no manual do proprietário muito menos em nenhuma legislação mundial. Quem estabelece é o poder público. É impossível prover vagas para todos moradores. O rotativo foi criado para democratizar o espaço. E lembre-se que em Bogotá, Quito tem rodízio de placas, Londres tem pedágio urbano…

    • Avatar

      Lidar com pobre é F,,,, Faz vistoria sem pagar IPVA, fala que paga imposto, mas não esta na faixa de 27,5 % do IR… é F….. põe GNV no carro

  14. Avatar

    Absolutamente nada contra as entidades assistenciais que recebem dinheiro do estacionamento rotativo mas os carros poluem e o dinheiro do rotativo deveria ser empregado 100% no transporte coletivo. Ou seja quer estacionar que pague a passagem de ônibus de quem irá engolir a fumaça do carro.

  15. Avatar

    Está na hora dos donos de estacionamentos revisar seus preços, pois o dono do carro paga R$ 4,00(quatro reais), por uma hora, se você passar um minuto da hora, você tem que pagar em dobro, o valor de R$ 8,00(oito reais).
    Não resolve deixar o carro em casa, pois os ônibus da nossa cidade, estão em péssimo estado, ficamos horas no ponto de ônibus, ônibus lotados, motoristas despreparados para o trânsito da cidade. Vamos enfrentar mais este problema. Espero que quando mapear o bairro Conforto, 207, fiscalizem também a rua 209, pois virou estacionamento á céu aberto 24 horas por dia.
    A desculpa da SUSER, por anos, foi de que esta rua pertence a rodovia federal. Vamos aguardar.

  16. Avatar
    Morador de Volta Redonda

    Tomara que acabem com os flanelinhas. Essa cambada de bandidos não fazem falta nenhuma.

  17. Avatar

    Treinar quem vem de Barra Mansa para dirimir em Volta Redonda, para que acertem os caminhos, não dirija a 30 por hora na Beira Rio e deixe de fazer tanta m na cidade.
    Isto vai resolver o problema do trânsito e pagar estacionamento vai ficar barato.

  18. Avatar

    Resumindo, mais cobrança em cima do povão; não teremos mais alternativas; é pagar ou pagar; espero que se responsabilizem juridicamente pelos veículos. Em tempo; os donos de estacionamentos também agradecem ao prefeito.

    • Avatar

      Em qqr lugar no centro o motorista é abordado por flanelinhas e muitos, não todos , são bastantes suspeitos. Isso quando o motorista se nega a pagar por um serviço ilegal e descobre arranhões ou pneus esvaziados na próxima abordagem. Acho q anotam a placa e ficam rancorosos. Com esse novo sistema esse pessoal vai poder trabalhar na construção civil, oficinas mecânicas, jardinagem ou ficarem a toa mesmo.dd

  19. Avatar

    Parabéns, para o criador do projeto resolve o problema dos flanelinhas nos importunando. Mais temos que ter um pouco de consciência, falo porque sou morador da vila santa cecília e vejo moradores que na parte da manhã retiram seus veículos da garagem e deixam o dia todo na rua. tem uma clinica médica e vejo o quanto é complicado para conseguir estacionar e descer com os pacientes. boa noite e um bom final de semana a todos.

  20. Avatar

    Carlinhos Santana gosta de criticar mas ele coloca aquele treiler na frente da prefeitura e nunca pagou o estacionamento rotativo.
    E olha que coloca ao lado da máquina que está em funcionamento.

    Fácil apontar o dedo pro erro dos outros.

    Quero ver desmentir essa.

  21. Avatar

    Sobre as flanelinhas. Eles sempre aparecem a noite, desde a época do parquimetro em funcionamento. O novo sistema pode ser moderno em horário comercial, mas o que vai impedir os flanelinhas no horário noturno?
    Na 33 que nao tinha flanelinha a anos, apareceu um esta semana.

  22. Avatar

    A Gasolina mais cara do estado mais pagamento do estacionamento na rua ou particular. Manter carro em Volta Redonda está difícil.
    Então penso em usar bicileta. Ops.. nao poderei pq não tem ciclovia na cidade.
    Então a opção é o transporte público… poxa lembrei que vários bairros o ônibus demora até 1 hora para passar.
    É, vou ter que analisar qual saída

  23. Avatar

    Parabéns pela mudança. Quem vai fiscalizar isso ? Como fica o estacionamento dos idosos, que hoje estacionam em qualquer vaga, e em alguns casos, o carro fica o dia inteiro ocupando a vaga. Tem jovem usando o cartão de idoso, do pai e/ou até do avô. Pode isso ARNALDO ?

  24. Avatar

    Realmente estava precisando, pois comerciantes e seus empregados deixam os carros o dia todo na rua, ocupando nossas vagas….,até demorou para isto acontecer…..assim como carros de agências que ficam o dia todo no aterrado e outros lugares comerciais tomando nossas vagas…..que não demore a começar.,,

  25. Avatar

    Parabéns porque já pagamos impostos altos por um asfalto de merda cheio de buraco a gasolina mais cara do Brasil e ainda vamos pagar pra estacionar os carros larga de ser baba ovo,se não tem seguro contra roubo então não cobre nada porque temos que pagar mais esse imposto.Esse deve ser gestor de ferrar com o pobre.

  26. Avatar

    Vamos aguardar pra ver. Tomara que dê certo.
    Estacionamento sem esses pé no saco de flanelinhas, vai ser ótimo.

  27. Avatar

    Henrique Penalosa ex prefeito de Bogotá simplesmente proibiu o estacionamento em via publica com o seguinte pensamento de vanguarda : não é dever do poder público destinar espaço público para uma pessoa guardar um bem particular. Com isso aumentou as calçadas, implementou ciclovias, melhorou o transporte público, zerou os congestionamentos e devolveu a cidade aos pedestres e refletiu na economia. Ele foi premiado até na ONU por essa iniciativa.

  28. Avatar

    Por que não VR estacionamento ou VR vagas. Vamos valorizar a nossa língua portuguesa. Saudações

  29. Avatar

    Tomara que seja verdade essa iniciativa sobre o estacionamento na cidade.
    Só de não ter que aguentar esses pé no saco de flanelinhas já vai ser muito bom.
    Vamos aguardar pra ver !

  30. Avatar

    Vamos esperar que a nova medida exclua a possibilidade de se perpetuarem as vagas cativas dos comerciantes da Vila Sta. Cecília, que, como sabemos, estacionam seus carros naquela área pela manhã e só desocupam ao final da tarde, sem que haja qualquer providência para coibir tal prática.

  31. Avatar

    Se for verdade fico pensando pq não elegemos antes gestores modernos e desburocratizantes. Tecnologia é usada no mundo desenvolvido para facilitar a vida do cidadão. Parabéns pela iniciativa. Que tudo dê certo.

Untitled Document