>
sexta-feira, 19 de agosto de 2022 - 12:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Volta Redonda investe em diversas ações na saúde

Prefeitura de Volta Redonda investe em diversas ações na saúde

Matéria publicada em 31 de julho de 2019, 18:31 horas

 


Clínica de Hemodiálise, Assistência Odontológica e de Fisioterapia são referências apontadas por pacientes atendidos no município

Prefeito Samuca em visita a Clínica de Hemodiálise no bairro Retiro
(Foto: Gabriel Borges – Secom PMVR)

Volta Redonda- A secretaria municipal de Saúde vem investindo para garantir atendimento de qualidade para a população.  O prefeito Samuca Silva destacou que está atento as necessidades da população.
– Melhorar a saúde e a qualidade de vida da população é um desafio constante para todo gestor. A população questiona, solicita e nós nos esforçamos para atender. Nem sempre é fácil. Mas precisamos estar atentos a esses anseios, investindo e melhorando a saúde publica. Nosso principal objetivo é preservar a vida e o bem-estar das pessoas – disse o prefeito Samuca Silva.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, ressaltou que o objeto do poder público é investir na qualidade do atendimento.
– O tratamento em si sacrifica bastante, mas a viagem debilita ainda mais o paciente, que passa horas numa máquina. Com a implantação da Clinica de Hemodiálise nós melhoramos a qualidade de vida dessas pessoas, que poderão se tratar na cidade onde moram – afirmou o secretário.

Clínica de Hemodiálise em funcionamento

Desde o ano passado, por exemplo, está funcionando a Clínica de Diálise, no bairro Retiro, que vem ajudando o dia-a-dia de muitos pacientes com doenças renais crônicas e que por isso precisam fazer hemodiálise semanalmente, mas que agora não precisam mais viajar para serem atendidos em outras cidades.
Deise Souza, é filha da paciente Sueli Lima de Souza, moradora do bairro Aterrado. Ela lembrou como era difícil levar sua mãe para fazer o tratamento fora de Volta Redonda.
– Esse é o momento de agradecer ao poder publico pela existência da clinica em Volta Redonda. Antigamente, para fazer hemodiálise, as pessoas tinham que se locomover para outras cidades da região. Hoje minha mãe faz o seu tratamento na cidade onde mora. E os benefícios não param por aí. A secretaria de saúde disponibiliza um carro para pegar e trazer minha mãe para casa. Quero destacar que ela utiliza cadeira de rodas e era muito difícil a sua locomoção – destacou a filha.
Eliane Aparecida de Almeida Pires, moradora do bairro São Geraldo, também é paciente renal. Ela contou que para fazer hemodiálise precisava ir para Angra dos Reis.
– Foi uma grande conquista para os pacientes que, assim como eu, precisam fazer hemodiálise. Lembro do sacrifício que era sair de Volta Redonda para fazer o tratamento e de como eu passava mal. Muitas vezes cheguei a desmaiar no ponto de ônibus ao voltar para casa. Hoje tenho até um carro a minha disposição – disse a paciente.
O senhor Itamar José de Matos, morador do bairro Niterói, também faz hemodiálise há mais de cinco anos.
– Muitas vezes deixei de ir a Barra Mansa para fazer meu tratamento porque não aguentava. Passava muito mal. Hoje minha realidade é outra. Além de fazer o tratamento na minha cidade ainda tenho uma condução para me levar – comemorou o senhor Itamar.
Eliana Ramos, esposa e acompanhante do paciente Sergio Ramos, Santo Agostinho, também está comemorando o funcionamento da clínica.
– Antes da clinica de hemodiálise funcionar a gente tinha que levar ele para Barra do Piraí. Foi uma época muito difícil. A gente não tinha nem transporte. Agora ganhamos tudo. Eu digo que isso é respeito e carinho com os pacientes – comemorou a esposa.

Centros Especializados de Odontologia

Outro avanço significativo na saúde de Volta Redonda é da assistência odontológica. Só em 2018 foram realizados em toda cidade 170 mil procedimentos odontológicos. Atualmente Volta Redonda conta com seis Clínicas Odontológicas Concentradas (COC) que ficam situadas nos bairros Santa Cruz, Retiro, Vila Brasília, Aterrado, Eucaliptal e Conforto. Além delas Volta Redonda tem ainda três Centros Especializados de Odontologia (CEO) que ficam nos bairros Siderlândia, Jardim Tiradentes e Santos Agostinho e Equipes de Saúde Bucal que atendem nas Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Roma I, Água limpa I e II e Três Poços (UniFOA). A administração municipal disponibilizou também um Plantão 24 horas na UPA Santo Agostinho de segunda a sexta-feira. Em novembro o Eucaliptal vai ganhar uma Upinha Odontológica Materno Infantil, para as mães e seus filhos.
O senhor Marcos Lobato Paulino, 65 anos, morador do bairro Eucaliptal, elogiou o atendimento bucal que vem recebendo.
– É um luxo ter um tratamento desses perto da sua casa. Semana passada mesmo eu vim aqui e fiz a limpeza dos meus dentes. O atendimento é rápido e excelente – disse o pintor.
Georgete Guimarães moradora do Eucaliptal também comentou sobre a clínica.
– A clínica está a dez minutos da minha casa e desde então faço todos os procedimentos dentários aqui. Há uns quinze dias vim trocar uma obturação que caiu e fui atendida prontamente – disse Georgete.
O atendimento de fisioterapia agora é descentralizado e disponibilizado perto da casa dos usuários, antigamente o serviço era realizado apenas no Aterrado e está sendo ampliado e levado para outros bairros. A clínica, no Água Limpa, foi inaugurada ano passado e até o final desse ano vai ser implantado também na Vila Brasília.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Morador da vila Brasília

    Cheguei a conclusão que o povo reclama demais e não mantém limpa a própria rua. Assim a cidade não anda. A população é muito fraquinha. Só sabem apedrejar. Vejo o povo só de reclamação. Passei a fazer campanha a favor do prefeito. Tô gostando muito da gestão.

  2. O primeiro a chegar na fila do centro odontológico do Retiro para conseguir uma senha hj 1.8.19 pra começar a ser atendido sabe-se lá quando foi às 20 h de obtem. Um absurdo;

    • Como eu disse estou esperando desde do meio do ano de 2018, se não atende os que estão esperando pra que abrir mais inscrições e olha que tem outras inscrições feitas depois que eu fiz a minha .

  3. A fila dos munícipes que pretendem um tratamento odontológico no Retiro começou ontem às 20h. Hoje os primeiros a chegarem conseguirão apenas uma senha para serem atendidos sabe-se lá quando no primeiro atendimento. A fila já conta com 300 pessoas estimadas às 7:00h de hoje.

    • Pra que abrir mais inscrições? Como eu disse fiz a minha em meados de 2018 até hoje não fui chamada e teve outras inscrições depois da minha, ou é pra iludir as pessoas ou tentando mostrar serviço pra tentar ganhar voto no futuro. (Não adianta alegar que não atendi o telefone ou que meu contato está desatualizado)

  4. Rajane Corrêa Rosa

    PREFEITO, quando vai retornar a ASSISTÊNCIA MÉDICA dos servidores públicos da prefeitura de VR ? Já estava RUIM, agora ficou PIOR.

  5. VR tem condições de investir muito mais em saúde, mas para isto tem de eliminar metade dos cargos comissionados. BM e Resende são exemplos. Até Pinheiral está avançando.

    • José Carlos da Silva

      Hoje no posto de saúde do bairro Belo Horizonte, só tem uma médica, estão marcando consulta para três a quatro meses, se tivermos um problema de saúde a quem recorrer?

  6. Pelo que disse o Sr. Alfredo Peixoto a clínica de hemodiálise foi uma iniciativa particular que foi municipalizada. Ou não é bem isso?

  7. Fiz uma inscrição no meio do ano de 2018 até hoje não fui chamada, e já teve outras inscrições depois da minha. Quando perguntei no início desse ano me disseram que ia chamar, estou esperando até hoje. Não adianta inventar que o meu telefone não atende, não tenho hábito de trocar o número. Obs.: Clínica odontológica

  8. Fiz uma inscrição no meio do ano de 2018 até hoje não fui chamada, e já teve outras inscrições depois da minha. Quando perguntei no início desse ano me disseram que ia chamar, estou esperando até hoje. Não adianta inventar que o meu telefone não atende, não tenho hábito de trocar o número.

    • Isso é uma farsa, o prefeito Samuca não tem respeito nenhum com cidadãos de VR, ele quer a todo custo se manter no governo e desses custos é o pagamento pra toda imprensa postar as mentiras do governo, vamos diário do vale quanto vocês recebem todo mês do município de VR…

Untitled Document