Prefeitura de VR resgata cão vítima de maus-tratos em caso reincidente

Tutor foi autuado; animal estava desnutrido em local insalubre e agora está sob cuidados veterinários

by Lívia Nascimento

Cão era mantido em condições insalubres – Foto: Semop/VR

Volta Redonda – A rede de proteção da Prefeitura de Volta Redonda resgatou, na quarta-feira (21), um cão em situação de maus-tratos em uma residência no bairro Vila Americana. O tutor, um homem de 56 anos, foi levado à 93ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado e responderá em liberdade.

A ação foi realizada após denúncia anônima. No local, servidores da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) encontraram o animal desnutrido, vivendo em condições insalubres. O cão recebeu alimentação e primeiros cuidados ainda no imóvel e foi encaminhado a uma protetora independente parceira da secretaria. Ele deve passar por avaliação veterinária nos próximos dias.

Segundo o secretário da SMPDA, Paulinho AP, o homem já era monitorado pela pasta desde 2023, quando, em outro endereço no mesmo bairro, foram encontrados cerca de 15 cães em condições semelhantes. Na ocasião, os animais foram resgatados e encaminhados para adoção.

“Assim que identificamos que era um caso reincidente, acionamos imediatamente as autoridades competentes para que os procedimentos legais fossem tomados. Agradecemos à Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal, e à 93° DP pelo apoio e excelente trabalho na condução do caso. Nosso compromisso é com a proteção da vida animal. Seguimos atuando para que situações como essa não ocorram novamente”, disse Paulinho AP.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da criação do serviço para atender a causa animal.

“Mais um caso que demonstra a importância do serviço que criamos neste ano e que já vem suprindo uma demanda que existia. Parabenizo aos nossos agentes da Patrulha de Proteção Animal, valorizando também a importância da denúncia. Pois o sucesso da segurança pública só acontece com a participação da sociedade”, disse Coronel Henrique.

Denúncias

Para denunciar casos de maus-tratos a animais, a população deve utilizar o número 156 da CAU (Central de Atendimento Único) ou 153 da Guarda Municipal.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996