Prefeitura derruba liminar que suspendia gratuidade em passagem de ônibus para idosos

Por Diário do Vale

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda conseguiu, nesta terça-feira, dia 15, derrubar uma liminar deferida em primeira instância, que suspendia o direito a gratuidade no transporte público a idosos com idade entre 60 e 64 anos. A liminar suspendendo a gratuidade foi concedida ao SindPass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na semana passada. O sindicato alegou que não tinha como arcar com o custeio das gratuidades.

No mesmo dia em que foi notificada, a prefeitura anunciou que iria recorrer e nesta terça a liminar foi derrubada pelo próprio presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, após o recurso interposto pela Procuradoria Geral do Município, a pedido do prefeito Antonio Francisco Neto.

– A gratuidade para o transporte público assegura o direito de uma dignidade humana mínima no sentido da integração social do idoso, sendo que o transporte coletivo urbano é usado justamente  elas camadas mais desfavorecidas da população. Desde o ano de 2008 os Munícipes acima de 60 anos de idade utilizam transporte público de forma gratuita, o que era do pleno conhecimento das concessionárias do serviço quando da época da licitação. Vale dizer, há 13 (treze) anos vigora em Volta Redonda a norma que disciplina transporte gratuito ao idoso – diz um trecho da decisão.

O desembargador diz ainda  na decisão que “não são poucas as manifestações de convulsão social nas últimas décadas desencadeadas a partir do aumento no preço das passagens de transporte urbano,  lembre-se, a título ilustrativo, a expressão “não são só 20 centavos”.

Veja a íntegra da decisão:

decisao volta redonda

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996