quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 02:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeitura descarta fechamento de clínica de doenças renais em Barra do Piraí

Prefeitura descarta fechamento de clínica de doenças renais em Barra do Piraí

Matéria publicada em 7 de março de 2018, 13:25 horas

 


Pacientes temem a interrupção dos serviços e ameaçam fazer protesto

Pacientes temem fechamento de clínica para doenças renais (crédito Divulgação)

Pacientes temem fechamento de clínica para doenças renais (crédito Divulgação)

Barra do Piraí – O possível fechamento do CDR (Centro de Doenças Renais), anunciado pelas redes sociais, deixou moradores da cidade bastante preocupados. Familiares de pacientes que fazem tratamento na unidade chegaram a marcar manifestação contra o fechamento do CDR, para o próximo dia 10, aniversário da cidade. No entanto, a assessoria de imprensa da prefeitura, publicou nota, na manhã desta quarta-feira (7), descartando a possibilidade.

Na publicação, o secretário municipal de Saúde, Juberto Junior, ressaltou que a unidade possui credenciamento e convênio com o município, com validade até novembro deste ano. Caso o contrato seja rescindido, de acordo com o secretário, o CDR poderá pagar multa uma vez que os repasses mensais à clínica estão sendo realizados.  A prefeitura reconheceu a existência de uma dívida, no valor de R$ 500 mil, referente a 2016.

O pagamento desse valor, no entanto, conforme consta no comunicado do município, esta sendo analisado por Tomada de Contas relativas à gestão anterior. No mesmo comunicado a prefeitura esclarece que, caso os atendimentos sejam interrompidos, existem outras clínicas credenciadas ao Ministério da Saúde, habilitadas para atender a estes pacientes.

– Não há motivo para preocupações, uma vez que existem clínicas conveniadas ao município e que já estão assistindo aos demais pacientes, mesmo que seja em cidades diferentes. Os serviços aos que possuem doenças crônicas renais não estão paralisados  – completou o secretário.

Apesar do comunicado  da prefeitura, pacientes da unidade ainda temem que a notícia seja verídica. Para Mário Genial, morador de Volta Redonda, que faz hemodiálise há oito anos, em Barra do Pirai, o fechamento desta clínica agravaria ainda mais o sofrimento dos pacientes que passam por este procedimento.

– A maioria vem de outras cidades porque o estado regula aonde vamos tratar, optando por locais mais próximos à nossa cidade, e se houver o fechamento desta clínica podemos ser transferidos para unidades ainda mais longe de local onde moramos – ressaltou Mário, explicando que, três vezes por semana, ele destina dez horas ao tratamento. Este tempo é gasto entre o trajeto e o procedimento na unidade.

Mário que é aposentado disse que no CDR os pacientes são de localidades diversas, sendo alguns moradores de municípios ainda mais distantes. “Temos pacientes de Quatis, Resende, Itatiaia, entre outras cidades, e todos temem, por exemplo, a transferência para tratamento no Rio de Janeiro, por exemplo”, disse o aposentado, lembrando que o percurso é muito sofrido devido o procedimento para tratamento renal. “Voltamos fracos, debilitados e não aguentamos viagens longas”,  finalizou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    CONCORDO EM GRAU, GÊNERO E NÚMERO. BARRA DO PIRAI É UM BAIRRO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DE PORTAS ABERTAS CONVIDANDO OS BANDIDOS DA BAIXADA PARA SE INSTALAREM NA CIDADE, O EXEMPLO VEM DOS GOVERNANTES. RESENDE PEDIU INTERVENÇÃO DO EXÉRCITO, E O GOVERNO VAI LIBERAR VERBA PARA MUNICÍPIOS,VAI RESOLVER NADA. OU O EXÉRCITO ACABA COM A BANDIDAGEM, OU ESTE DINHEIRO VAI PRO BOLSO DOS POLÍTICOS.

  2. Avatar
    BARRENSE INDIGNADO

    O Prefeito está tentando resolver o caos da súde em Barra do Pirai, mais ele tem muito a fazer por esta cidade, o asfalto do centro e das estradas estão acabando, a segurança já saiu de controle, hoje tem bairros em BP, que o estado não entra, e agora a violência esta no centro da cidade, roubos aos cidadãos, bancos e pontos comerciais já esta uma rotina, obras na cidade não existe, seu secretariado é muito fraco, composto na maioria por apoiadores e puxa sacos da época da eleição, uma forma dele pagar pelo apoio na época. Ninguém desta prefeitura estão preocupados com a cidade mais sim com seu crescimento pessoal, amanhã muitos destes secretários vão estar candidatos a vereadores, estão fazendo escola e faturando para isto.
    VISITEM BARRA DO PIRAÍ ENTES QUE ELA ACABE. Ha cuidado ao ir na cidade pois os marginais lá mandam muito.

  3. Avatar
    Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Coincidência que está se encerrando o credenciamento em Barra do Piraí ao mesmo tempo em que está para ser inaugurada uma clínica em VR… A PMBP vai investir em ambulâncias, que sai muito mais barato que pagar tratamento…

Untitled Document