Prefeitura descarta fechamento de clínica de doenças renais em Barra do Piraí

by Diário do Vale

Pacientes temem fechamento de clínica para doenças renais (crédito Divulgação)

Pacientes temem fechamento de clínica para doenças renais (crédito Divulgação)

Barra do Piraí – O possível fechamento do CDR (Centro de Doenças Renais), anunciado pelas redes sociais, deixou moradores da cidade bastante preocupados. Familiares de pacientes que fazem tratamento na unidade chegaram a marcar manifestação contra o fechamento do CDR, para o próximo dia 10, aniversário da cidade. No entanto, a assessoria de imprensa da prefeitura, publicou nota, na manhã desta quarta-feira (7), descartando a possibilidade.

Na publicação, o secretário municipal de Saúde, Juberto Junior, ressaltou que a unidade possui credenciamento e convênio com o município, com validade até novembro deste ano. Caso o contrato seja rescindido, de acordo com o secretário, o CDR poderá pagar multa uma vez que os repasses mensais à clínica estão sendo realizados.  A prefeitura reconheceu a existência de uma dívida, no valor de R$ 500 mil, referente a 2016.

O pagamento desse valor, no entanto, conforme consta no comunicado do município, esta sendo analisado por Tomada de Contas relativas à gestão anterior. No mesmo comunicado a prefeitura esclarece que, caso os atendimentos sejam interrompidos, existem outras clínicas credenciadas ao Ministério da Saúde, habilitadas para atender a estes pacientes.

– Não há motivo para preocupações, uma vez que existem clínicas conveniadas ao município e que já estão assistindo aos demais pacientes, mesmo que seja em cidades diferentes. Os serviços aos que possuem doenças crônicas renais não estão paralisados  – completou o secretário.

Apesar do comunicado  da prefeitura, pacientes da unidade ainda temem que a notícia seja verídica. Para Mário Genial, morador de Volta Redonda, que faz hemodiálise há oito anos, em Barra do Pirai, o fechamento desta clínica agravaria ainda mais o sofrimento dos pacientes que passam por este procedimento.

– A maioria vem de outras cidades porque o estado regula aonde vamos tratar, optando por locais mais próximos à nossa cidade, e se houver o fechamento desta clínica podemos ser transferidos para unidades ainda mais longe de local onde moramos – ressaltou Mário, explicando que, três vezes por semana, ele destina dez horas ao tratamento. Este tempo é gasto entre o trajeto e o procedimento na unidade.

Mário que é aposentado disse que no CDR os pacientes são de localidades diversas, sendo alguns moradores de municípios ainda mais distantes. “Temos pacientes de Quatis, Resende, Itatiaia, entre outras cidades, e todos temem, por exemplo, a transferência para tratamento no Rio de Janeiro, por exemplo”, disse o aposentado, lembrando que o percurso é muito sofrido devido o procedimento para tratamento renal. “Voltamos fracos, debilitados e não aguentamos viagens longas”,  finalizou.

You may also like

3 comments

CIDADÃO 8 de março de 2018, 09:03h - 09:03

CONCORDO EM GRAU, GÊNERO E NÚMERO. BARRA DO PIRAI É UM BAIRRO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DE PORTAS ABERTAS CONVIDANDO OS BANDIDOS DA BAIXADA PARA SE INSTALAREM NA CIDADE, O EXEMPLO VEM DOS GOVERNANTES. RESENDE PEDIU INTERVENÇÃO DO EXÉRCITO, E O GOVERNO VAI LIBERAR VERBA PARA MUNICÍPIOS,VAI RESOLVER NADA. OU O EXÉRCITO ACABA COM A BANDIDAGEM, OU ESTE DINHEIRO VAI PRO BOLSO DOS POLÍTICOS.

BARRENSE INDIGNADO 8 de março de 2018, 08:59h - 08:59

O Prefeito está tentando resolver o caos da súde em Barra do Pirai, mais ele tem muito a fazer por esta cidade, o asfalto do centro e das estradas estão acabando, a segurança já saiu de controle, hoje tem bairros em BP, que o estado não entra, e agora a violência esta no centro da cidade, roubos aos cidadãos, bancos e pontos comerciais já esta uma rotina, obras na cidade não existe, seu secretariado é muito fraco, composto na maioria por apoiadores e puxa sacos da época da eleição, uma forma dele pagar pelo apoio na época. Ninguém desta prefeitura estão preocupados com a cidade mais sim com seu crescimento pessoal, amanhã muitos destes secretários vão estar candidatos a vereadores, estão fazendo escola e faturando para isto.
VISITEM BARRA DO PIRAÍ ENTES QUE ELA ACABE. Ha cuidado ao ir na cidade pois os marginais lá mandam muito.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 7 de março de 2018, 21:55h - 21:55

Coincidência que está se encerrando o credenciamento em Barra do Piraí ao mesmo tempo em que está para ser inaugurada uma clínica em VR… A PMBP vai investir em ambulâncias, que sai muito mais barato que pagar tratamento…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996