Prefeitura divulga balanço de testes rápidos de hepatite realizados na quarta-feira em Angra dos Reis

by Diário do Vale

Angra dos Reis – A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis divulgou na manhã desta quinta-feira (25), que foram realizados 112 testes rápidos de hepatite, que aconteceram na última quarta-feira (24), na Vila do Abraão, na Ilha Grande, com intuito de reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença. O Ministério da Saúde intitulou este mês como “Julho Amarelo” para chamar atenção das populações para evitar as hepatites virais.

Os testes aconteceram durante o dia com colaboração da equipe de Programas Especiais – IST, AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a ESF (Estratégia Saúde da Família) do Abraão, que realizaram testes rápidos para hepatites B e C, na Casa da Cultura.

Segundo a Coordenadora de Saúde dos Programas Especiais, Michele Soares, os moradores de Angra dos Reis podem realizar os testes rápidos das hepatites, assim como os de HVI e Sífilis, no ambulatório de infectologia, no Centro de Especialidades Médicas (antigo PAM), do Centro.

– Mas, para melhor acesso da população, os testes rápidos em breve serão descentralizados […] os exames para diagnóstico de hepatites podem ser feitos também em laboratórios, solicitado pelo profissional, nas unidades de saúde – ressaltou a coordenadora.

Ministério da Saúde orienta que a população procure o medico regularmente para saber se possui a doença ou não
(Foto: Divulgação)

Hepatite

A hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado motivada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, pelo álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Dados do Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus: A, B e C. Milhões de pessoas, que são portadores dos  vírus B ou C, não sabem que têm a doença por ela ser silenciosa  e que podem evoluir de maneira crônica, causando danos mais grávidos ao fígado, como câncer e cirrose.

O Ministério da Saúde adverte que é importante ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina, que possam detectar a hepatite. A hepatite B não possui cura, mas o tem tratamento e pode ser evitada com a vacina. No caso da hepatite C, não possui vacina contra a doença, mas tem cura, e o tratamento é ofertado no SUS (Sistema Único de Saúde).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996