Prefeitura divulga nota sobre caso de paciente que teve Covid-19 e recebeu alta em Pinheiral

by Diário do Vale

Prefeito afirmou que a família do paciente o conduziu para Volta Redonda, onde foi realizado o segundo teste rápido
(foto: Reprodução)

Pinheiral – A Prefeitura divulgou nota para esclarecer o caso de Edemar de Marino Francisco, que teve Covid-19 e recebeu alta hospitalar após não ter mais sintomas da doença. Na saída do Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, foi feito um vídeo, com autorização do paciente e iniciativa da equipe de profissionais de saúde, motivado pela comoção ao paciente que, naquele momento, venceu os sintomas graves da doença.

– Esclarecemos ainda que, a segunda nota enviada para a imprensa pela Prefeitura solicitou o acréscimo da palavra suspeito, tendo em vista que, naquele momento, o internado venceu os sintomas suspeitos agudos da doença, e que foi baseada em exames como o de tomografia que apontou ‘suspeita clínica de pneumonia de etiologia viral (Covi-19)’, e ainda no boletim de alta hospitalar, entregue a família onde consta o diagnóstico Covid-19, assim como, os demais laudos médicos apontavam para a contaminação da doença – diz a nota, e continua:

“Tendo em vista, que é preciso esgotar todas as chances de contraprova, apesar do 1°teste rápido ter dado resultado negativo para a doença contrapondo os exames, como recomenda o protocolo é feita uma segunda testagem, em casos como o citado em que apresentam os sintomas graves suspeitos da Covid-19. É importante destacar ainda que, na própria orientação do teste rápido para a Covid-19, há a orientação que o ‘resultado negativo não exclui em nenhum momento a possibilidade de infecção por Covid-19’”.

Ainda de acordo com a nota da prefeitura, “o paciente ao ter a alta hospitalar do caso suspeito da doença foi orientado pela equipe médica ao isolamento social até que fosse feita outra testagem prevista para o dia 25 de maio. A equipe médica ao ir à casa do paciente na manhã de ontem (21/05), para acompanhamento e avaliação do estado do paciente – que recebeu alta para o tratamento domiciliar-, se deparou com a residência vazia, sem o paciente, em descumprimento a orientação da Vigilância em Saúde”.

-Sendo assim, a Prefeitura por meio da mídia teve conhecimento do vídeo da filha, em que é declarado que o paciente foi conduzido para uma rede particular testando positivo para a Covid-19. Dessa forma, como a orientação de protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prefeitura está pedindo para as pessoas que tiveram contato com o o “condutor” e as pessoas que tiveram contato com o paciente se identifiquem e procurem o Centro de Triagem da Covid-19, implantada para atendimento dos casos suspeitos na cidade, para que possa ser feita a testagem para a Covid-19 e a quarentena domiciliar, caso constatado positivo e sem gravidade para a doença – conclui a nota.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996