Prefeitura de Angra dos Reis fecha acordo com a Pesagro para investigar mortalidade de vieiras

Por Paulo Moreira

Convênio vai fomentar maricultura em Angra dos Reis
(Foto: PMAR)

Angra dos Reis – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca de Angra dos Reis  assinou nesta sexta  (23) um acordo de cooperação técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro).

Esse acordo vai permitir ao município ter acesso a análises laboratoriais dos produtos de origem animal e vegetal.  Também será importante para identificar o que está causando problema no desenvolvimento das vieiras no nosso município. Na parte agropecuária, envolverá o estudo do solo dos agricultores angrenses.

– Temos um plano de trabalho e esses benefícios trazidos com o fechamento deste acordo de cooperação técnica são fundamentais para o desenvolvimento do nosso setor, tanto da agricultura, quanto da aquicultura e pesca da nossa cidade – afirmou o secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira.

A assinatura do acordo aconteceu graças a uma indicação da deputada estadual Célia Jordão, solicitando ao Governo do Estado providências necessárias para um termo de cooperação técnica com a Pesagro, objetivando a realização de análise na qualidade da água na Baía da Ilha Grande, na agricultura a fertilidade do solo e saúde animal em Angra.

– Precisamos fomentar a agricultura e aquicultura como geradora de emprego e renda. Desejo que Angra possa crescer na maricultura e agricultura – disse a deputada.

Dando prosseguimento ao encontro de hoje, na próxima semana, a equipe técnica da Prefeitura entrará em contato com a Pesagro para agendar uma  reunião de trabalho, com o objetivo de traçar estratégias visando o desenvolvimento da cidade.

– É a nossa missão como uma empresa de pesquisa colocar os nossos técnicos e o nosso conhecimento à disposição da comunidade, do município, para juntos resolvermos, ou pelo menos enfrentarmos os nossos problemas, não só na pesca, mas também na agropecuária – frisou Paulo Renato, presidente da Pesagro.

O prefeito de Angra exaltou a parceria com o Governo do Estado.

– É uma cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro, com os técnicos e com a Prefeitura para que a gente possa melhorar a qualidade e a produção tanto na agricultura, quanto no pescado. Meu pai sempre falou que quando a pesca vai bem, a cidade está bem – destacou o prefeito Fernando Jordão.

Representantes da Propescar e da Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig) também participaram da reunião, que contou ainda com a presença dos secretários de Governo e Relações Institucionais, Cláudio de Lima Sírio, e de Desenvolvimento Econômico, Aurélio Marques e dos vereadores Luciana Valverde (líder do governo na Câmara), Titi Brasil e Branco.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996