quarta-feira, 19 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura incluirá produção rural familiar na merenda

Prefeitura incluirá produção rural familiar na merenda

Matéria publicada em 30 de setembro de 2018, 08:00 horas

 


Falta de documentação já dificultou ampliação desta prática, que ganha novo fôlego agora

Itatiaia – A prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, inicia no fim deste mês uma novidade bem saudável e atrativa para os estudantes da rede pública. A merenda escolar de todas as Unidades da rede municipal terá produtos fornecidos pela produção familiar.
De acordo com a secretaria de Educação de Itatiaia, o governo já buscava aplicar a prática. A dificuldade maior, no entanto, era fazer com que os pequenos agricultores e pecuaristas cumprissem todos os requisitos constantes no nos editais de contratação com o serviço público. Ou seja, a coisa emperrava na nada boa e velha burocracia.
O Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, afirmou que na chamada de 2017 não houve atendimento.
– Isso acontece muitas vezes por faltar a eles a documentação exigida por lei. Em 2018 houve outro chamado, em julho, que está em vigor e sendo atendido. A novidade desta vez é a introdução do iogurte caseiro, que não constava anteriormente – destaca o secretário.
– No atual contrato são três agricultores beneficiados, sendo dois de Itatiaia e um de Resende. Eles são beneficiados pela lei federal, pois dessa forma conseguem escoar a produção com mais facilidade, pois passam a ter um comprador certo que é a Prefeitura. Já os outros produtos da merenda são adquiridos através de licitações anuais – informou Amarildo.
Para o Secretário de Educação, é muito bom poder contar com a agricultura familiar para garantir o fornecimento de alimentos frescos nas escolas do município. Entre esses produtos estão hortaliças como acelga, couve, espinafre, brócolis, entre outros. Também será oferecido o Juçaí, que é muito parecido com açaí, mas é extraído da semente do palmito Juçara.
– É importante que os alunos recebam um alimento de qualidade e fresco e a proximidade dos fornecedores facilita isto, garantindo produtos saudáveis. Essa é a preocupação da atual gestão: oferecer o melhor aos munícipes – disse Amarildo.
O secretário afirmou ainda que há um trabalho especial dos nutricionistas para montar o cardápio de acordo com essa nova prática.
– Os produtos da produção familiar oferecidos na merenda escolar são servidos cuidadosamente planejados pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, pois a prioridade é sempre por alimentos naturais. Para inserir um produto diferente, as nutricionistas fazem um teste de aceitabilidade em uma escola e o iogurte foi aprovado pelos alunos, segundo a nutricionista Ana Rita de Freitas Muniz, responsável técnica do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, no Município – diz.

Crianças ganham opções mais saudáveis na parceria com a agricultura familiar


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document