Prefeitura promove descentralização em saúde e abre ‘Janeiro Branco’

by Diário do Vale

Porto Real – Ações conjuntas promovidas pela Secretaria de Saúde prestaram atendimentos na quarta-feira, 23, aos moradores do município. No bairro Parque Mariana, ocorreu uma ação de descentralização em saúde em um posto móvel, montado especificamente para diversos atendimentos.

Os moradores puderam medir pressão arterial; fazer o levantamento das demandas necessárias da população do local; atualizar a caderneta de vacinação, com aplicações pela Vigilância Epidemiológica; marcar consultas médicas; e orientar quanto às atividades da Vigilância Sanitária, em relação à desratização e o recolhimento da população de animais de pequeno porte, solta nas ruas.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município, a abertura do Janeiro Branco foi marcada pela orientação quanto à saúde mental e a distribuição de folhetos sobre o assunto, resultado de uma parceria entre o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e as USFs.

Presente à ocasião das ações em saúde do bairro Parque Mariana, o prefeito Ailton Marques, enfatizou que, dessa forma, foi promovida uma ação de descentralização, uma vez que a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência dos moradores do bairro é a do Centro. “Já estamos planejando promover, quinzenalmente, outras ações no bairro relacionadas à Saúde da Mulher, à Saúde do Homem, realizar coleta de sangue, entre outras”.

A diretora da Atenção Básica, Irma Provazi, adiantou que ações em saúde, no bairro Parque Mariana, serão implementadas. “Estamos empenhados em promover essa melhoria de qualidade de vida a essa população, uma vez que a saúde está ‘batendo à porta’ deles”.

Moradora do bairro há cinco anos, a dona de casa, Francismar Tomaz, (50), está bastante contente com a saúde oferecida no município. “Não vejo em outras cidades a estrutura que Porto Real disponibiliza na área da saúde, que está cada vez mais perto de nosso bairro. Faço tratamento de pressão e essa equipe, nota dez, facilita cada dia mais a nossa vida, vindo até perto de nossa casa. Hoje economizei até o valor da passagem”, diz a moradora.

Janeiro Branco

Em comemoração à campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção dos diversos segmentos sociais e institucionais para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, a Secretaria de Saúde mobilizou profissionais a fim de trabalhar o tema nas salas de espera das sete USF do município. O CAPS coordena a campanha e contou com os profissionais dos USFs para a realização de atividades como rodas de conversa e distribuição de folhetos informativos.

“É muito importante incentivar a promoção de políticas públicas que favoreçam a promoção da saúde mental, bem como os procedimentos adequados sobre o tema. Para isso disponibilizamos o apoio de cada profissional de saúde, sempre empenhados em ofertar à população uma política que entende a importância de uma mente sadia como fator crucial para um corpo saudável. Em relação às ações do Parque Mariana, estamos engajados em priorizar os anseios, necessidades e demandas dos moradores e resgatar as ofertas da saúde”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

“Queremos chamar a atenção da população de Porto Real para esta Campanha do Janeiro Branco, conversando com as pessoas nas unidades de saúde hoje com o principal objetivo que cada um saia dali com a certeza de que pode fazer algo positivo para sua saúde mental”, comentou o diretor de Saúde Mental, Renato Gomes da Silva. Presente na abertura estava ainda a subsecretária de Saúde, Suzzane Balieiro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996