>
quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 11:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Prefeitura viabilizará 880 cirurgias de catarata em Angra dos Reis

Prefeitura viabilizará 880 cirurgias de catarata em Angra dos Reis

Matéria publicada em 23 de julho de 2021, 12:01 horas

 


480 procedimentos serão realizados nesta semana e outros 400 no mês de agosto

Angra dos Reis – A saúde da população de Angra dos Reis é prioridade para a prefeitura. Para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), em parceria com a Secretaria de Saúde, irá viabilizar 880 cirurgias de catarata, sendo 480 nesta semana e outras 400 no próximo mês.

Entre quinta-feira (22) e domingo (25), 480 procedimentos, previamente agendados, serão realizados em um caminhão que está estacionado no Estádio Municipal, no Balneário. O veículo, que possui quatro cadeiras de atendimento, sendo duas para anestesia e outras duas para cirurgias, chegou na cidade na terça-feira (20) e teve todos os protocolos analisados pela Vigilância Sanitária.

Na manhã de ontem, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado da diretora-hospitalar do HMJ, Berenice Valle, do secretário de Saúde, Glauco Fonseca, e das vereadoras Luciana Valverde (líder do Governo) e Titi Brasil, foi acompanhar o início dos procedimentos.

– Nossa expectativa é fazer 15 cirurgias a cada hora, na segunda vista de pessoas que operaram a primeira em outubro do ano passado. Nossa missão é devolver a visão às pessoas, promovendo a saúde dos olhos. É muito ruim não enxergar direito, não poder ler, não ter acessibilidade dentro da própria casa. Aqui, a prefeitura faz a remoção da catarata e coloca também a lente, que é o mais importante – afirmou o prefeito Fernando Jordão.

A primeira paciente a ser operada foi Sueli da Conceição Rosa, 71 anos, moradora do Morro do Abel. Segundo ela, depois da primeira cirurgia, sua vida mudou.

– Agora consigo ler a bíblia na igreja e tenho mais qualidade de vida. Minha expectativa com esta segunda operação é que as coisas melhorem ainda mais. Sou muito grata à Prefeitura de Angra – agradeceu a aposentada.

Em agosto, nos dias 21, 22, 23 e 24, mais 400 cirurgias de catarata serão realizadas, sendo 100 por dia, na primeira vista dos pacientes.

– Esta cirurgia de alto volume de catarata é muito importante. De 2018 a 2020, realizamos 2.162 procedimentos. Este número somado às 880 que estamos fazendo, chegará a marca de 3.042 cirurgias de catarata viabilizadas pelo município de Angra dos Reis – informou Berenice Valle, diretora-hospitalar do HMJ.

Para ter acesso à cirurgia de catarata, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será agendada para uma próxima ação de cirurgia de alto volume de catarata.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document