sábado, 7 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Presença de pedintes incomoda comerciantes e pedestres em Barra Mansa

Presença de pedintes incomoda comerciantes e pedestres em Barra Mansa

Matéria publicada em 26 de novembro de 2016, 20:30 horas

 


Assistência Social diz que vai reforçar as ações de abordagens no Centro da cidade

Barra Mansa – Uma situação que se tornou rotineira no Centro de Barra Mansa, a presença de pessoas pedindo dinheiro nas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite tem provocado insegurança e incomodado comerciantes e pedestres. Quem circula diariamente pelo local tem se queixado das constantes abordagens de moradores de rua que, conforme relatam, sempre estão visualmente sob efeito de drogas. A Rua Rio Branco, conhecida como Rua do Lazer, também tem sido utilizada pelas pessoas em situação de rua para pedir dinheiro. O local costuma aglomerar um grande número de pedestres em função de uma lotérica e de uma praça de alimentação de uma rede de fast food.

A dona de casa Luísa Fernandes da Silva, de 43 anos, que vai ao Centro de Barra Mana ao menos três vezes durante a semana, garante que sempre é abordada por um dos rapazes que ficam nos locais citados. De acordo com ela, embora seja sob a luz do dia, a insistência dos pedintes acaba provocando insegurança.

– São três rapazes novos que estão circulando no centro da cidade e todos parecem ser usuários de droga. Um, inclusive, está sempre com aparência de transtornado e costuma ficar na porta da loteria – disse a dona de casa, ao acrescentar que já presenciou o mesmo rapaz segurando uma senhora pelo braço. “Nesse dia, o segurança de uma loja viu e foi chamar a atenção do rapaz. Mas, nem sempre, nós que somos mulheres ou pessoas de mais idade temos alguém por perto para nos defender. Dá para ver que eles são viciados e que ficam querendo dinheiro para comprar drogas”, comentou Luísa.

O comerciante Adriano Luiz de Castro, de 37 anos, é outro que também reclama da situação. Ele conta que já ofereceu pagar um lanche para um dos rapazes que pedem dinheiro, no entanto, o mesmo não quis e disse que preferia o dinheiro.

– Eles ficam o dia inteiro rodando na avenida, nos pontos de ônibus, na porta das lanchonetes e restaurantes parando as pessoas, querendo dinheiro. Não aceitam comida, quando alguém se dispõe a pagar, porque certamente o dinheiro é para comprar drogas – observou o comerciante.

Final do ano

Conforme destaca o comerciante Vinicius de Oliveira Braga, de 32 anos, a tendência é que, com a chegada das festas de final de ano, a presença e o número de pessoas pedindo dinheiro nas ruas do centro seja ainda maior. Com o grande número de consumidores circulando pelo comércio, muitas pessoas acabam se aproveitando da situação para abordar os pedestres.

– Isso já é comum em Barra Mansa, em época de final de ano surgem idosos e muitas mulheres com crianças pedindo dinheiro nas calçadas. Esse ano, devido a crise, acredito que esse tipo de situação será frequente nos próximos dias – comentou Braga.

O gerente de uma tradicional padaria e lanchonete localizada na Joaquim Leite, Lúcio Guimarães, concorda que a chegada das festas de final de ano é um período que realmente atrai um número maior de pedintes. Segundo ele, embora se entenda que muitas famílias estejam enfrentando dificuldades, seria importante que a Secretaria de Assistência Social tomasse medidas que evitassem a presença de pessoas nas calçadas, abordando os pedestres.

De acordo com ele, hoje o maior problema enfrentando por quem entra e sai da padaria, todos dos dias, é a abordagem dos rapazes já citados que, segundo Guimarães, embora não entrem no local, não respeitam os clientes enquanto estão na calçada.

– A situação vai piorar com a chegada do final de ano, porque novas pessoas vão começar a usar as calçadas aqui do centro para pedir, mas o fato é que já estamos passando por esse problema há algum tempo com esses rapazes. Um deles, inclusive, não tem um dos braços e sempre pede um real para todas as pessoas que aborda. Como tem um ponto de ônibus ao lado da padaria, eles aproveitam a aglomeração de pessoas na calçada para abordar e isso deixa muitas pessoas, principalmente mulheres, com a sensação de insegurança. A prefeitura tem que tomar alguma providência e recolher esses pedintes – disse o gerente.

Abordagens

Em nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que realiza abordagem, diariamente, junto aos moradores em situações de rua e usuários de drogas. A secretaria explicou que mesmo fazendo as constantes abordagens não pode obrigá-los a ir para o Centro Pop, que fica localizado no bairro Ano Bom e tem por objetivo acolher pessoas em situação de rua. O setor informou ainda que vai reforçar as ações no centro da cidade, além de realizar uma ação de conscientização com os comerciantes para orientar como agir nesses casos.

Em Barra Mansa: Com a chegada do fim de ano a tendência é aumentar o número de pedintes pelas ruas (Foto: Arquivo)

Em Barra Mansa: Com a chegada do fim de ano a tendência é aumentar o número de pedintes pelas ruas (Foto: Arquivo)

 

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

70 comentários

  1. Avatar

    Tem gente que é pedinte profissional passa os anos e ela está sempre lá pedindo.
    Em Volta Redonda está cheio.
    Já ofereci trouxa de roupa para passar, as quintal para lavar, grMa para cortar aí eles falam que agora não dá….

  2. Avatar

    Tirando um outro vagabundo, como um que havia no Ano Bom que se negasse dar dinheiro ele dava soco nos carros, não há o que fazer, país de miseráveis como o nosso é assim. Tem que aprender a conviver.

  3. Avatar

    COMO QUE VAMOS FAZER COM OS PEDINTES DE VOTOS APARTIR DE JANEIRO?

  4. Avatar

    Se cada um desses fossem atras de um emprego seria bom também!Tem bastante lugar precisando! Pedreiro sempre precisa de ajudante…

    Eu não dou dinheiro para esse tipo de pedinte, não acho que merecem o que meu suor e meu trabalho rendem. Quando estão nos sinais pelo menos, é uma forma de correr atras, esses dos sinais eu ajudo sempre!

    • Avatar

      Bom dia dona Maria,

      Eu já presenciei em julho de 2016 um pedinte comum nas ruas de Barra Mansa, pedir emprego num colégio municipal no qual eu estudava, neste dia ele levou até a carteira profissional e mostrou para as atendentes e quando elas explicaram a ele que ali o emprego era por meio de concurso, o mesmo se virou com o semblante triste por entender a explicação como uma negativa de emprego…. estava um frio doído e ele com uma blusa de malha com manga curta e uma calça jeans irei descrevê-lo caso alguém o veja pedindo ajude-o como puderem, pois esse eu vi procurando um meio de trabalho conseguir seu próprio sustento [ele é negro, tinha o cabelo estilo black power(essa é a diferença, dos pedintes que já vi em Barra Mansa), idade aparentemente entre os trinta aos quarenta +/-]

      Concordo que tem muitos, que não precisam estar nas ruas, que tenham até condições de trabalhar, mas também sou realista, no ponto de quem dará emprego ou até mesmo alguma oportunidade de estudo e profissionalização aos moradores de ruas….

    • Avatar

      Eliane, você escreveu, escreveu e não entendemos nada!
      Texto enorme e confuso!

  5. Avatar

    Só falo uma coisa:

    Se cada uma pessoa que está criticando a matéria adotar um cara desse, não terá ninguém pedindo na rua e nem no comércio. Leve pra casa, dê uma banho, comida, teto, amor e carinho.
    Palavra de quem convive com essas pessoas o dia inteiro.

    • Avatar

      Se o mundo fosse assim tão simples não teríamos tantos problemas, não acha?… Não, não é tão simples assim. Todos sabemos que a maioria tem casa, tem família, mas não aceita as regras de uma casa. Se habituaram com a liberdade da rua, tanto os mais tranquilos quanto os mais “nóias”…

  6. Avatar

    A grande maioria dos pedintes são de volta redonda.

  7. Avatar

    É melhor pedir do que roubar, é melhor estar no sinal fazendo malabarismos ou vendendo doces, agua…. do que estar por ai fazendo parte da estatística de criminalidade, assassinatos e etc…. Não concordo em dar dinheiro para pessoas na rua que sabemos que sua intenção é usar drogas…. mas precisamos ter mais compaixão com essas pessoas, é fácil falar sobre o incomodo, mas fazer algo para ajudar ninguém quer,…. O desemprego leva a pessoa ao desespero, e esta cada vez mais difícil, o pão já custou 10 centavos, hj nós vemos o abuso, e muito mais…. precisamos saber o real motivo dessas situações ocorrerem.

  8. Avatar

    Ainda sobre a materia a PMBM deveria ter vergonha de falar essa baita mentira que faz abordagens etc….Mentira….
    Alô MP vamos trabalhar!!!!

  9. Avatar

    E vai piorar ainda mais… Viciados,espertinhos, pedintes profissionais, flanelinhas e agora pessoas desempregadas que realmente precisam… Esse número vai aumentar mais e mais

  10. Avatar

    Volta Redonda não tá com moral pra falar de ninguém, aqui esta dando pavor em sair de casa, você anda nas ruas e não dá pra saber se tem mais pedinte ou trabalhador e pessoas que saem para resolver algum compromisso, vou dar apenas esse exemplo porque faltara espaço para outros, a calçada da biblioteca na Vila Santa Cecília esta virando uma vila de drogados que passam os dias e dormem, fazem cama e tudo lá, quer dizer já virou moradia deles. Se algum órgão publico ou polícia falar que não estão vendo, com certeza estão mentindo por que está até a pessoa mais bobinha vê, eu já reclamei na prefeitura e em outros lugares, acredito que outras pessoas também, então significa que é perca de tempo, temos é que aceitar e ver aquilo virar cracolândia.

  11. Avatar

    Vocês empresários e elite brasileira que apoiaram o golpe e derrubaram um governo que com todos os erros cometidos mesmo assim tirou da probreza milhares de pessoas, pedintes nas ruas e nas portas das casas tinham sumidos, eles estão voltando. Se preparem, a probreza vai aumentar e com ela também vem criminalidade. Os próximos que te visitarão no seu comércio ou na sua casa não é pra pedir não vai ser pra te roubar mesmo.

  12. Avatar

    Tá reclamando de barra mansa então vai morar em resende que tem um circo em cada sinal palhaço malabares trapezista. ….

  13. Avatar

    Jonas marins e zé renato tao soltos ainda?

  14. Avatar

    Quem fomenta isso , são as pessoas, de um alimento não dinheiro, o problema é se esses pedintes vão querer..
    Falta de oportunidade aliada a crise da nisso, em todo lugar do mundo tem pedintes ..na vila na Amaral Peixoto e no aterrado tem aos montes…
    Pedir é meio que cultural, porém é melhor pedir do que roubar…mas nisso tem muito malandro só manjando..porém tem muitos miseráveis de verdade… triste isso.

  15. Avatar
    Vem para rua dia 04-12

    É muito fácil para os incompetentes da Prefeitura alegaram que não podem obrigar as pessoas saírem da rua!!! Estão ocupando cargos públicos e recebendo salários para trabalhar e não ficar de braços cruzados.
    Devolvam essa turma para cidades deles e não aceitem que outras Prefeituras depositem seus mendigos na nossa!!!

  16. Avatar
    Vem para rua dia 04-12

    É muito fácil para os incompetentes da Prefeitura alegaram que não obrigar as pessoas saírem da rua!!! Estão ocupando cargos públicos e recebendo salários para trabalhar e não ficar de braços cruzados.
    Devolvam essa turma para cidades deles e não aceitem que outras Prefeituras depositem seus mendigos na nossa!!!

  17. Avatar

    Vão dizer que são vítimas da sociedade, do sistema, etc… Balela, conheço muita gente que começou do nada sem se desviar um passo se quer do caminho correto! Quem quer ser pessoa de bem consegue, porém o caminho mais curto costuma ser mais ” colorido sem decepções” mas isto é momentâneo, um dia a vida cobra o preço da irresponsabilidade e esse preço é alto!

  18. Avatar
    Cidade de Verdade é aqui

    Os Barramansuí….. vem pedir um monte de coisa aqui na capital Volta Redonda.

    Nem por isso reclamamos.

    Aqui tem muito milho pra vocês.

    • Avatar

      tem sempre um animal fazendo piadinha de coisa seria…por isso vc vive nessa merda de pais….capital volta redonda??? capital de que? aço no pulmão, ruas alagas quando chove….nossa que maravilha de cidade que eu moro!!

    • Avatar

      raphaela ….se comparar com outras cidades somos bem melhores mas…se ta insatisfeita…saia daqui é simples

    • Avatar

      Muito bem Rafaela. É isso aí. Sempre tem uma duzia de babacas com uma piadinha sem graça. Comendo chuchu e arrotando peru. Esses rapazes fumam crack o dia inteiro. É só juntar a quantia de esmola e correm para a vila delgado pra comprar crack. E du – vi-D -o- dö que sao aborsados por qualquer orgao social municipal ou estadual. Estamos todos na merda com o aço ou sem ele.

    • Avatar

      capivara

      cuidado com o torcicolo.

      Se olhar à frente verá que VR está muito atrás de outras cidades que recebem bem menos arrecadação.

  19. Avatar

    Pelo menos não está roubando.

  20. Avatar

    Reflexo da demagogia, populismo e assistencialismo barato! Se as pessoas soubessem o comportamento agressivo que a população de rua já apresentam há muitos anos nas grandes cidades brasileiras, não ficariam estimulando a mendicância com doações ridiculas e exigiriam do poder público leis e atitude que permitisse a ressocialização desses indivíduos ou seu tratamento internados em instituições adequadas. Basta de hipocrisia!

  21. Avatar
    GAROTINHO SOLTO AMANHA

    se tem usuario e pq tem trafico!! esse sem braço compra na delgado todo dia ano bom cheio deles e a policia ve e nao faz nada a pm é uma vergonha

  22. Avatar

    Cade a secretaria municipal de assistencia social que não esta trabalhando pra deixar a cidade segura desses pedintes que na maioria são ainda crianças e adolescentes? Depois cai tudo no “colo” da policia. Tem que investigar socialmente essas pessoas ou então deixa de hipocrisia e deixa a policia trabalhar eles.

    • Avatar

      secretaria em barra mansa?

      o bando do jonas pelou os cofres da cidade

      VAMOS VER COMO O RODRIGO VAI FAZER PRA SAIR DESSA

      acho que ele deu varada n’agua

  23. Avatar

    São seres humanos como nós, ignora-los apenas não resolve, muitos vão às igrejas oram e rezam à Deus prometendo amarmos uns aos outros como a sí mesmo, mas quando se depara com um semelhante em dificuldade vê como solução expulsá-lo, manda-lo para longe, é claro que não está correto pessoas pedindo, usando as calçadas como dormitório, seria melhor que essas pessoas tivessem uma oportunidade, que os doentes fossem tratados, cada um tem um problema diferente é preciso entendê-los e ajudá-los, não vamos estimular, incentivar, mas não podemos ignora-los, dividí pão com quem tem fome.

    • Avatar

      Nos podemos adota-los ou apadrinha-los, principalmente porque a sociedade tem pessoas de sentimentos nobres como você! Eles estão lá esperando por caridade e compreensão; já experimentou dialogar com eles? Tente, vá lá e depois relate aqui suas experiências e consequências.

    • Avatar
      Augusto cesar fernandes

      Caro colega. Não venha com demagogia e tal justificativa com esse lance eclético. Os caras estão na rua pedindo dinheiro pra comprar droga, se você tivesse oferecido emprego para Algum deles Tenho certeza absoluta que nenhum daqueles aceitaria pois o intuito de se despedir antes é somente o uso de drogas então amigo essa demagogia de Santos Samaritano não cola quero ver se um desses pedintes drogados assaltar em algum parente seu ou até mesmo você quero ver quem vai defender ou te salvar.

    • Avatar

      Dividir pão e partilhar pão são coisas diferentes.

      Quem dividi são os comunistas e capitalistas, já compartilhar, só o amor é capaz.

      No caso desses pedintes , eles querem mais é ser sustentados por alguém. Mudar de vida, procurar fazer suas partes de sacrifício na sociedade eles não querem.

  24. Avatar

    Certamente esse pedinte junto a outros milhões ACEITARAM receber R$ 50,00 pelo voto no PT, PMDB, PP e outros partidos, além de candidatos que compram votos. É esse o resultado. Ganhou por um dia do politiqueiro e fica o resto do ano pedindo.

  25. Avatar
    Liberdade e Propriedade

    Não dou nada a pedintes e evito frequentar lugares e cidades com pedintes, prefiro turistar no Sul do que no Nordeste. Sou favorável a ajudar instituição de ressocialização, mas não aquelas que ajudam na rua com sopa e agasalhos.

    • Avatar

      Como se não houvess pedintes em Porto Alegre, não diga besteira sua anta, sou nascido e criado lá

    • Avatar

      Esse Propriedade é um tolo. Acha que a cidade dele (Resende) é melhor que as outras porque não tem pedintes. E quem vai ficar pedindo nas ruas de Resende, uma Quatis maior que só tem shopping e zero movimento nas ruas?

    • Avatar
      Liberdade e Propriedade

      E desde quando Porto Alegre é turística? O turismo do RS está na Serra.

      Você tem orgulho de ter na sua cidade um diminutivo da rua 25 de março? Isso não faz da cidade mais ou menos próspera, nem com mais ou menos movimento ou mais redes de lojas importantes.

    • Avatar

      entao vai ter que se mudar de resende…pq no campos eliseos…tem alguns

    • Avatar

      Liberdade e Propriedade, você tem toda razão, o problema da internet é da voz a idiotas!

    • Avatar

      Liberdade, vc mudou o discurso ou é incoerente mesmo? Dia desses estava dizendo todo orgulhoso que Resende tinha concessionária X e loja Y, citando isso como sinônimo de desenvolvimento… Agora, porque várias delas fecharam, não é mais?…

      Quando umas montadoras levantarem a lona vai dizer que Resende não é escrava do capitalismo arcaico… kkkkkkkkkkkkkkkk!

    • Avatar
      Liberdade e Propriedade

      Al Fatah, você não entendeu, leia de novo. Respondi ao Pateta que ter uma mini rua 25 de março não faz da cidade melhor ou com mais lojas de redes famosas, quesito que Resende ainda se destaca.

    • Avatar

      Liberdade e Propriedade, você é muito engraçado e me lembra o primo rico (personagem do ator falecido Paulo Gracindo), eu sinto cócegas na barriga de tanto rir das coisas que escreve, primo você é uóóótimo.

  26. Avatar

    Ninguém vai fazer é nada, sabem porquê? No Brasil surrealista é proibido proibir. Não pode prender, não pode recolher, não pode nem olhar feio, todo mundo faz o que dá na telha.
    O resultado estamos vendo, uma sociedade em decomposição.

  27. Avatar
    Jurandir, o comunista esquecido

    Tem coisas em BM que incomodam muito mais que os pedintes…gente roubando a prefeitura, roubando remédios, médico enriquecendo na santa casa, hospitais fechados, comerciantes sonegadores, muitos exploram até o horário de almoço de seus funcionários diminuindo seu tempo…etç…poderia ficar aqui ocupando muitas linhas sobre coisas em BM que incomodam muito mais que os pedintes. Chorem coxas, ainda vai piorar mais.

  28. Avatar

    Esse Noia da foto ae é o mais chato do Centro… Fica escoltando geral… Dá um real ae tio..kkkkkkk

  29. Avatar

    O EX PREFEITO JONAS MARINS SAI DA PREFEITURA, COMO O PIOR DA HISTÓRIA DE BARRA MANSA. NUNCA SE VIU TANTA IRRESPONSABILIDADE COM O CONTRIBUINTE. ELE E SUA TURMA DE SECRETÁRIOS, E O SEGUNDO ESCALÃO, NÃO VÃO DEIXAR NENHUMA SAUDADES. É UMA LÁSTIMA ESTE GOVERNO. TAMBÉM; COM A TURMA QUE COLOCOU NA PREFEITURA, SÓ PODIA DAR NO QUE DEU. UMA PREFEITURA QUE COLOCA PESSOAS SEM PREPARO NENHUM PRA ADMINISTRAR, SÓ PODIA TERMINAR ASSIM. TEM UMA FRASE ANTIGA DE MEU AVÔ;
    ” SÃO TANTAS PESSOAS BURRAS MANDANDO EM PESSOAS INTELIGENTES, QUE FICO A PENSAR, QUE SER BURRO É UM PRIVILÉGIO !!” É ASSIM COM O GOVERNO DESSE CARA QUE SÓ VEIO COM MAL INTENSÃO.

  30. Avatar
    Marco Andrade Barros

    Época do ano insuportável. Festa magna da cristandade é o maior engodo.
    Consumismo louco, pessoas insanas andando nas ruas como de fosse o último dia das suas vidas e a falsidade da Fraternidade de ocasião.
    Se Jesus existiu, ele certamente não seria um cristão e amaldiçoaria o natal.

  31. Avatar

    Problemas de ordem econômica e financeira estão longe de ser o principal motivo para a existência de pedintes. Fosse assim teríamos um pedinte para cada grupo de 100 pessoas no mínimo, mil pessoas só na Joaquim Leite…

  32. Avatar

    Cade a Guarda e a PM para coibir essas ações desses caras..?

Untitled Document