Presidente da Eletronuclear recebe representantes da CNEN

Processos da extensão da vida útil de Angra 1 e a continuidade das obras de Angra 3 foram alguns dos temas abordados no encontro

Por Otávio de Paiva

Foto: Cláudio Braz/CNEN

Rio de Janeiro – Em reunião, no Rio de Janeiro, os presidentes da Eletronuclear, Raul Lycurgo Leite, e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Jr., se reuniram para discutir temas de importância para o desenvolvimento do setor. Foram abordados temas como a necessidade de aumentar a cooperação entre as organizações para agilizar e garantir os processos da extensão da vida útil de Angra 1, que se encerra em dezembro deste ano, e a continuidade das obras de Angra 3.

O encontro, ocorrido na última terça-feira (06), também tratou de temas como uma melhor otimização dos recursos do fundo de descomissionamento e a necessidade de se avançar com o projeto do Centro de Tecnologia Nuclear (CENTENA), um repositório nacional para rejeitos de baixo e médio teor de radioatividade provenientes da indústria, medicina (hospitais e clínicas radiológicas), pesquisa, geração de energia etc, bem como do descomissionamento de toda e qualquer instalação radioativa e/ou nuclear.

“Um dos temas centrais da nossa conversa foi a conclusão da extensão da vida útil de Angra 1 ainda este ano. Nos Estados Unidos, temos várias usinas iguais à nossa Angra 1 que já tiveram suas licenças estendidas de 40 para 60 anos, e algumas até para 80 anos”, destacou o presidente da Eletronuclear Raul Lycurgo Leite.

Advertisement

“A reunião de hoje marca um avanço significativo na cooperação entre CNEN e Eletronuclear, reforçando nosso compromisso conjunto com um desenvolvimento nuclear seguro e sustentável para o Brasil”, afirmou o presidente da CNEN.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996