Presidente do TRF-4 mantém prisão de Lula

by Diário do Vale

O presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneça preso. O petista está na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril. A decisão foi tomada na noite de domingo (08) após decisões contraditórias dos desembargadores do TRF-4 Rogério Favreto, que determinou a libertação de Lula, e João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato na Corte que determinou a manutenção da prisão. Thompson Flores afirmou em sua decisão que deve ser preservada a decisão de Gebran Neto. A decisão foi tomada após recurso do Ministério Público Federal contra a decisão de libertar Lula.

-Nessa equação, considerando que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competência que lhe é própria (Regimento Interno/TRF4R, art. 202), determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida no evento 17 – diz a decisão do desembargador.

 

Batalha de decisões

 

O domingo foi tomado por uma batalha de decisões judiciais. O desembargador plantonista do TRF-4 Rogério Favreto determinou em decisões emitidas a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Favreto emitiu três decisões determinando a liberdade de Lula, após ter as duas primeiras ordens judiciais contestadas pelo juiz Sergio Moro e pelo também desembargador do TRF-4 João Pedro Gebran Neto.

Inicialmente, a liberdade de Lula foi determinada por Favreto ao julgar pedido de habeas corpus apresentado na sexta (6) por deputados do PT, pedindo que o ex-presidente fosse libertado imediatamente, pois, segundo o recurso dos petistas, não haveria fundamento jurídico para a prisão. Favreto responde pelo plantão judicial do TRF-4 neste final de semana.

A ordem de Favreto não foi cumprida pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância, que remeteu o processo para o desembargador João Paulo Gebran Neto. Na decisão em que se negou a colocar Lula em liberdade, Moro afirmou que Favreto não seria a autoridade competente para determinar a soltura do ex-presidente.

Em resposta à negativa de Moro, Favreto emitiu uma segunda decisão, na qual determinou a o cumprimento “imediato” da ordem para a libertação de Lula. Foi posteriormente à segunda decisão de Favreto que o desembargador Gebran Neto emitiu a decisão em que determinou que o ex-presidente não fosse libertado.

Na sequência, Favreto voltou a despachar no processo, mantendo sua decisão de libertar o ex-presidente “em até uma hora” após o recebimento da ordem pela PF. O prazo teve início às 17h51, quando a Polícia recebeu a ordem de soltura, e se encerraria às 18h51. A PF, porém, aguardou deliberação do presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, e não soltou Lula. Às 19h30, então, o presidente do tribunal derrubou as decisões de Favreto e manteve Lula preso.

 

 

You may also like

9 comments

PT uma desgraça 9 de julho de 2018, 11:43h - 11:43

– Olha o lula livre!!
– É mentiraaaaa…

Kkkkkkkkk

Norma 9 de julho de 2018, 11:42h - 11:42

Já enchergarao que os “Amigos” de Lula quanto mais tenta ajudar entre “ “ a situação do homem fica um pouco mais complicada . Tem um ditado: coisas que enquanto mais meche mais fede. Pergunto isto é amigo ,

guto 9 de julho de 2018, 10:25h - 10:25

Para limpar o Judiciário dos maus advogados, desembargadores e juízes vamos levar uns trinta ou quarenta anos, pois nesses treze anos de PT foram colocados muitos comunistas na justiça brasileira que não entendem nada de leis e justiça!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

CEM Reais para votar, SEM candidatos procupados contigo 9 de julho de 2018, 12:18h - 12:18

No primeiro voto contra os esquerdistas PT PDt PSB você já lmita eles.

CEM Reais para votar, SEM justiça respeitada 8 de julho de 2018, 23:54h - 23:54

Vergonha coletiva. Mais uma vez a justiça brasileira jogada no lixo. O mundo inteiro já sabe da decisão de um desembargador dar ordem para libertar um bandido perigoso. O mundo só não sabe e não saberá que o desembargador estava de plantão e é um petista de carteirinha e ainda desrespeitou as próprias regras do tribunal.

O PT não tem limite para aplicar a bandidagem. O que tem a dizer os petistas? O que tem a dizer os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB?

Eleitores bandidos! Bandidos! Bandidos! bandidos! Bandidos! Bandidos! bandidos! Bandidos! Bandidos!

CEM Reais para votar, SEM justiça séria depois 8 de julho de 2018, 21:42h - 21:42

Um petista de carteirinha e assessor do governo petista que foi indicado para desembargador da justiça em 2ª instância, agora atropela até a decisão do STF.

Bandidos no lugar certo para se aproveitar de todas as oportunidades para defender outros petistas.

O que dizem os petistas e os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB?

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles acham que o Brasil é uma casa de mãe Joana.

na lata 8 de julho de 2018, 21:38h - 21:38

Nem pagando um promotor conseguem tirá-lo da cadeia, felizmente esse país ainda têm salvação.

revoltada 8 de julho de 2018, 20:57h - 20:57

Que liberdade nada, tem e que por eles pra limpar sela dos presos inclusive limpar fezes que preso fizer na sela e ainda e pouco pra esse porco e pra porca da Dilma.Ver a cara a fuça desses porcos e um tapa na cara, da sociedade.

Helio 8 de julho de 2018, 20:05h - 20:05

So tem pilantra nesse pais agora vao soltar todos os ladroes ja condenados so matando essa raça

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996