>
quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 17:47 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Presidente quer discutir preço dos combustíveis na volta ao Brasil

Presidente quer discutir preço dos combustíveis na volta ao Brasil

Matéria publicada em 1 de novembro de 2021, 13:09 horas

 


Segundo Bolsonaro, a Petrobras programa novo aumento em até 20 dias

Brasília – Em visita à cidade de Anguillara Veneta, na Itália, nesta segunda-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que soube “extraoficialmente” que um novo aumento dos combustíveis está sendo planejado pela Petrobras para daqui a 20 dias. Segundo ele, o assunto será prioridade em seu retorno ao Brasil nesta terça-feira (2).

“Esta semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras, porque eu indico o presidente, quer dizer, tem que passar pelo conselho, não sou eu que indico, e tudo que de ruim acontece lá cai no meu colo. O que é bom não cai nada em meu colo”.

O ideal, na visão do presidente, é tirar a estatal “das garras do Estado”, com a privatização da empresa. “Isso é o ideal, no meu entender, que deve acontecer. Agora, isso aí não é colocar na prateleira e vender amanhã. Esse processo vai durar mais de ano”, admitiu.

Ainda na avaliação de Bolsonaro, um novo reajuste não pode acontecer. “A gente não aguenta porque o preço dos combustíveis está atrelado à inflação e falou em inflação, falou em perda do poder aquisitivo. A população não está com salário preservado ao longo dos últimos anos. Os mais pobres sofrem”, disse.

O presidente disse que está disposto a rediscutir a política de preços da companhia, mas sem interferir nos “rendimentos dos acionistas”.

O presidente Bolsonaro acrescentou que o governo federal não tem interesse nos dividendos recebidos pelo lucros da Petrobras. Nesse sentido, disse que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para que esses recursos sejam revertidos para abater o preço do diesel.

O presidente atribuiu a alta nos preços dos combustíveis à corrupção de governos passados e às leis antigas. Bolsonaro defendeu o congelamento dos impostos e apontou como “vilão” do custo final na bomba o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na semana passada, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do qual integram secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, aprovou o congelamento do valor do ICMS cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias.

Edição: Fernando Fraga *
Fonte: Agência Brasil *

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Bolsonaro desimportante!

  2. Bolsonaro já era! Esse bode vai sair da sala!

  3. Fora vagabundo genocida

    Presidente da forma, da miséria, da morte
    Desgraçado

    Em 2022 você perde e no primeiro minuto de 2023 você vai PRESO

  4. Eu só quero é chocolate.

    A solução é simples : faz arminha e grita ‘miiiiittttoooo” que tudo se resolve.

  5. Dnald Trump é o Bozo americano que foi demitido pelos bons costumes. Algo similar ocorrerá no Brasil!

  6. A gasolina e o diesel são derivados de petróleo mas o etanol não é. Qual razão para também subir de preços????

  7. Após passear bastante com o nosso dinheiro, tomar café, causar desordem e falar tolices, voltará ao Brasil para continuar afundando o povo.
    Tirem esse bode da sala1

  8. Tem q vender combustível diretamente ao consumidor nas refinarias, distribuidoras, aí sim o preço cai, pois acaba com o ágil dos atravessadores…

  9. Acho que o presidente não tem que discutir preço de combustível, a té porque o combustível está caro no mundo todo, outra coisa , caso ele tente interferir amanhã a imprensa e toda lacração vão querer sua cabeça, tem é que brigar pela privatização , aí acredito que melhore.

    • Privatizar o que dá lucro, lembrando que o governo é acionista principal.

      Se privatizar vai continuar com os mesmos preços , pois acompanha mercado externo, mas vai dar lucro só para o privado.

  10. Somente de agosto a dezembro a Petrobras repassará ao governo 23 bilhões de reais. Qualquer país do mundo gostaria de ser dono de uma empresa desta e jamais cogitaria vendê-la. Mas para o asno, a Petrobras é uma dor de cabeça!! Dor de cabeça é ter que aturar um boçal inepto ao cargo que ocupa!!

    • Quer que eu desenhe

      Exatamente.

      Ele tem que pegar esse lucro todo e subsidia preços, investir….

      Se der para o privado vai encarecer mais e nem lucro governo vai ter….

Untitled Document