Paraty – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou nesta terça-feira (13) que terá um esquema especial de policiamento na Rodovia Rio-Santos (BR-101) durante o 42º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que acontece entre quinta-feira (15) e domingo (18), na cidade histórica.
De acordo com a PRF, além do aumento do efetivo policial no trecho, a ação contará com o apoio de policiais do Núcleo de Operações Especiais e do Grupo de Motociclistas, que virão do Rio de Janeiro para reforçar o policiamento durante o festival.
Nos dias do evento, serão intensificadas as ações voltadas para garantir a segurança viária, com ênfase na fiscalização de condutas como ultrapassagens irregulares e consumo de álcool por condutores de veículos.
A corporação destacou que dirigir sob a influência de álcool é considerado uma infração gravíssima, prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.
A mesma punição é válida para quem se recusar a realizar o teste do etilômetro. Se a concentração de álcool for igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, a conduta caracteriza crime, com detenção de até três anos.