Paraty – Policiais Rodoviários Federais flagraram, na manhã desta sexta-feira (10), um carro transportando dez pessoas, entre adultos e crianças, em situação de superlotação. A abordagem ocorreu na Unidade Operacional de Paraty, no km 534 da BR-101, em Paraty.
A ação integra a Operação Verão Rio-Santos 2025, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem como objetivo coibir infrações e garantir a segurança nas estradas durante o período de grande movimentação de turistas em direção às praias da região.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que seis crianças estavam sem cinto de segurança ou dispositivos obrigatórios, como cadeirinhas. Essa condição expôs os passageiros a riscos, comprometendo a proteção em caso de colisão ou frenagem.
Transportar mais pessoas do que o permitido compromete os sistemas de segurança do veículo e aumenta o risco de ferimentos ou mortes em acidentes. Além disso, o transporte inadequado de crianças infringe o Código de Trânsito Brasileiro, que exige o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação para menores de sete anos e meio.
O condutor foi multado pelas infrações e teve que providenciar transporte alternativo para os passageiros excedentes.