Itatiaia – Agentes da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal prenderam em flagrante na noite de terça-feira (21), na via Dutra, em Itatiaia, pela nona vez, um homem de 41 anos que transportava ilegalmente animais se nove pássaros silvestres. As aves são das espécies “Coleirinho” e “Trinca-ferro”.
Segundo apuração da reportagem, no momento em que realizavam a fiscalização no interior do veículo os policiais encontraram os animais dentro de gaiolas.
O homem não apresentou nenhuma Guia de Transporte de Animais e alegou ser motorista de aplicativo na cidade de Florianópolis–SC e que foi contratado por criadores para fazer o transporte das aves do estado de Santa Catarina até o estado do Rio de Janeiro e que para isto receberia o pagamento de R$ 1 mil.
Ele informou aos policiais que alguns dos pássaros seriam entregues em São Gonçalo e os outros na cidade de Rio das Ostras, na região dos lagos. O motorista também disse aos agentes que os pássaros eram submetidos a uma espécie de “troca de genética”, para que pudessem apresentar considerável melhora no desempenho, quando expostas a competições de canto.
Foi verificado que se tratavam de nove aves silvestres com anilhas em suas patas, sendo cinco da espécie “trinca-ferro” e quatro da espécie “Coleirinho”. Os policiais visualizaram indícios de adulterações em algumas anilhas.
Em consulta aos sistemas da PRF, os agentes se certificaram que esta seria a nona ocorrência para o indivíduo pelo crime do art. 29 da lei de crimes ambientais.
O fato foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente – DPMA.
1 comment
A PRF “enxugando gelo”. A PRF prende e o Juiz solta.
Comments are closed.