
Compras pela Internet devem ser feitas com cuidado para evitar fraudadores (Foto: Arquivo)
Barra Mansa – “Meu sonho de consumo era ter um Iphone. Quando fui demitida do meu emprego, paguei algumas contas e com o resto do dinheiro da rescisão decidi comprar o telefone, em uma promoção que vi na internet. Infelizmente era um golpe e eu fiquei sem o telefone e sem o dinheiro”. O depoimento é da autônoma Larissa Helena Miguel, de 25 anos, que assim como mais de 12 milhões de brasileiros já caíram em algum tipo de golpe. O número vem de uma pesquisa feita Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), foi vítima de uma fraude financeira nos últimos doze anos.
Segundo a pesquisa, entre as principais fraudes que atingem os consumidores brasileiros estão: não receber item comprado; receber produto ou serviço diferente das especificações da venda; clonagem de cartão de crédito. Para que situações como a de Larissa sejam evitadas, o Procon de Barra Mansa alerta os consumidores sobre os riscos de compras pela internet e promoções cujas oferta são exorbitantes.
De acordo com o gerente do Procon, Felipe Fonseca, queixas sobre esse tipo de crime que são muito comuns no órgão.
– Recebemos com muita frequência atendimentos de pessoas que caíram em algum tipo de golpe. Um exemplo muito comum é do consumidor comprando produto com valor baixo demais da média de mercado. Como, por exemplo, uma TV que custa R$ 2,5 mil sair pro R$ 700. Ou um Iphone 8, que é super caro, ser vendido por mil reais. Se a promoção for boa demais, o cliente deve ficar atento e o cuidado deve ser redobrado. Nossa orientação é para que não façam nenhuma compra sem antes se certificarem de que é realmente de uma loja ou fornecedor seguro. Que busquem referências de pessoas que já tenham efetuado alguma compra naquele portal – disse o gerente.
Ainda de acordo com ele, o Procon também reforça a importância do cuidado com os cartões e orienta aos consumidores para que não forneçam seus dados em nenhum lugar que possa parecer inseguro.
– A clonagem de cartões é muito perigosa. Por isso, as pessoas devem verificar qualquer despesa que não reconheça na fatura e o mais rápido possível entrar em contato com a operadora. O mesmo vale para correspondências de débitos que a pessoa não reconhece. Nesses casos, deve-se entrar em contato imediato com a empresa responsável pela cobrança – explicou Fonseca.
Preços que seduzem
Ansiosa para comprar o aparelho Iphone, Larissa Helena Miguel fez várias pesquisas em sites da internet para encontrar o melhor preço. Foi numa página no Instagram que ela viu o modelo que queria, pela metade do valor de mercado. Ela conta que teve a preocupação em se certificar de que a página era segura, olhando os comentários dos supostos clientes, mas isso não impediu que caísse em um golpe. A página hoje foi desfeita.
– Eu vi várias pessoas comentando e elogiando, que o aparelho tinha chegado e que recomendava o site, aí não pensei duas vezes em comprar. Depositei mil reais e, até hoje, depois de quatro meses, o telefone não chegou. Já fiz de tudo para entra em contato com eles e não consigo. Ou seja: fiquei sem o telefone e o dinheiro – lamentou a autônoma.
Com um pouco mais de sorte que Larissa, a comerciária Cátia Fernandes, de 36 anos, quase foi vítima de uma fraude. Ela tentou comprar pela metade do preço uma geladeira que custava R$ 2,4 mil. De acordo com Cátia, que entrou em um grupo fechado de vendas no Facebook, todas as promoções de eletrodomésticos postadas nas páginas eram tentadoras.
– Eles postavam muitos eletrônicos e eletrodomésticos, todos os dias, com preços muito bons e bem abaixo das grandes lojas. O pagamento tinha que ser à vista. Tinha um telefone para os interessados em comprar e até cheguei a fazer para ver se tinha o modelo de geladeira que eu queria. Quando estava pra fechar o negócio, eu comentei com uma amiga e ela me disse para não comprar, que podia ser arriscado. A tia dela perdeu mil reais num grupo desses ao comprar uma televisão. Ainda bem que ele me abriu os olhos – disse Cátia.
Cuidado com o comércio eletrônico
Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, é importante que o consumidor tome cuidados básicos para evitar transtornos com as fraudes e desconfie de facilidades ofertadas.
– O comércio eletrônico tem crescido consistentemente no Brasil, em grande medida, devido a uma combinação entre diversidade, preços competitivos, comodidade e segurança nos mais diversos segmentos de consumo. Entretanto, muitas pessoas não tomam os cuidados necessários nas transações on-line o que contribui para que sejam enganadas. São comuns, por exemplo, ofertas com valor muito abaixo da média praticada no mercado, o que já mostra um indício de que pode ser se tratar de tentativa de golpe – alerta o Costa.
Diante dessa vulnerabilidade, as fraudes mais sofridas pelos entrevistados foram o não recebimento de produto comprado (52%), compra de um produto ou serviço diferente das informações especificadas pelo vendedor (42%), cartão de crédito ou débito clonado (25%), contratação de serviços ou compra indevida de itens usando documentos falsos, perdidos ou roubados da vítima (14%), transações financeiras em conta bancária sem autorização (13%) e pagamento de serviço não realizado (11%).
Por Roze Martins