sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Procon de Barra Mansa orienta consumidores para a Black Friday

Procon de Barra Mansa orienta consumidores para a Black Friday

Matéria publicada em 22 de novembro de 2018, 12:28 horas

 


Procon orienta sobre dicas para a Black Friday. (crédito Paulo Dimas)

Barra Mansa – O Procon de Barra Mansa está orientando consumidores a ficarem atentos à Black Friday, desta sexta-feira, 23, que promete promoções vantajosas em lojas físicas e online. O gerente do órgão, Felipe Fonseca, lembrou que é necessário ficar atento a  alguns detalhes, entre eles, o fato das lojas praticarem aumentos no dia anterior ao evento para depois ofertarem descontos de até 70%.

“É muito comum as lojas elevarem os preços das mercadorias antes da Black Friday, o que na verdade, configura uma venda sem qualquer tipo de vantagem econômica para o consumidor”, ressaltou Felipe.

O mesmo cuidados os consumidores devem ter nas compras efetuadas pela internet. “Se a loja online oferecer muitas vantagens, desconfie. Procure informações acerca da satisfação de quem já comprou no referido site. Também dê preferência pelas compras no cartão de crédito, opção que oferece ao consumidor a chance de cancelamento do pedido de compra junto ao banco ou a operadora de crédito, o que não acontece com os boletos bancários”, destaca Felipe.

Outra dica importante está relacionada à troca do produto. As lojas físicas não têm obrigação de substituir a mercadoria, enquanto as compras efetuadas pela Internet garantem ao consumidor o direito de solicitar a troca no prazo de até sete dias após a entrega da mercadoria.

“Se o consumidor enfrentar dificuldades vale seguir alguns procedimentos, como ligar para a loja online quantas vezes achar necessário, anotar o número do protocolo, hora e nome da atendente, enviar emails e mensagens pelo WhatsApp, visando à produção de provas para eventual processo na Justiça”, explica Felipe, lembrando que deve ter atenção redobrada para as mercadorias de mostruário. Em geral, elas apresentam algum tipo de avaria na parte externa e podem ser objeto de troca, segundo determina o Código de Defesa do Consumidor.

Sexta feira

A campanha é importada dos Estados Unidos, onde ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Aqui no Brasil, acontece este ano, nesta sexta-feira, 23.

Black Friday no Supermercado

Este ano, a Black Friday também chegou a alguns supermercados. Nesses estabelecimentos a orientação é para verificar a data de validade dos produtos, garantindo segurança alimentar e a qualidade do será colocado à sua mesa.

 “Além da validade do alimento, o consumidor deve estar antenado para os rótulos com descrição dos ingredientes que compõem o alimento a fim de evitar problemas, como alergias à lactose, ovo, amendoim e glúten. Também vale observar o fabricante e a origem do produto”, conclui Felipe Fonseca.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Black Friday (Sexta-feira negra) é pura enganação.

Untitled Document