Procon diz que consumidores devem ficar atentos para evitar fraudes

by Diário do Vale

Consumidores devem ficar atento às formas de pagamento (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O Procon orienta os cidadãos sobre os cuidados necessários para evitar fraudes e transtornos. Sobre essa questão, de acordo com o Coordenador Administrativo do Procon, Alexandre Masse, alguns dos itens mais importantes estão relacionados aos valores abusivos cobrados indevidamente e às comprar feitas pela internet, em sites não confiáveis.

Segundo ele, há diversos mecanismos que podem facilitar esse processo e garantir a segurança das transações.

-É importante que o consumidor tenha feito uma pesquisa de preços anteriormente à aquisição do produto, sendo que hoje há diversos buscadores, aplicativos e sites que permitem o acompanhamento e a comparação de preços de acordo com o histórico de variação de valores de determinado produto. Dessa forma, o consumidor pode verificar se o fornecedor elevou o preço em um momento anterior à promoção, com o intuito de conseguir alguma vantagem – destacou Alexandre.

Outro ponto importante que os consumidores devem se atentar é relacionado aos domínios de sites de venda.

-Isso porque existem alguns casos registrados, em que o consumidor acaba sendo enganado por páginas feitas para serem muito parecidas aos de grandes redes e, ao efetuar a compra, acaba não recebendo o produto e saindo no prejuízo. Por isso, é sempre bom estar atento na hora de realizar o pedido e sempre procurar fornecedores com histórico positivo – disse.

Para o ano de 2019, foi criada uma agenda, onde serão realizados eventos itinerantes para atuar de forma preventiva com os consumidores, com esclarecimentos a cerca dos seus direitos e deveres.

-Iremos criar uma cartilha com explicação e dicas para todos os grandes eventos que acontecem no comercio durante o ano, como: dia dos pais, dia das mães, Black Friday entre outros – completou Alexandre.

O prefeito Samuca Silva também destacou a importância do Procon no município e frisou que essas ações são essenciais para o desenvolvimento da cidade.

-O Procon protege, ampara e defende os direitos do consumidor. Buscando soluções pré-processuais que envolvam as relações de consumo. Promove a cidadania por meio da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, auxiliando de forma preventiva os consumidores e levando a conscientização e educação com o intuito de melhorar a qualidade das relações de consumo – finalizou Samuca.

A equipe do Procon é composta por 7 pessoas que estão à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 08hrs às 18horas, para esclarecer as dúvidas e auxiliar tanto comerciantes como consumidor.

Confira algumas dicas do Procon para a hora da compra

– Verifique as condições de venda, garantia e quais os critérios para troca e reparo do produto
– Pesquise os valores antecipadamente ou utilize mecanismos de comparação histórica
– Fique atento ao domínio do site escolhido para a compra. Páginas falsas podem possuir endereços muito parecidos com os domínios oficiais
– Busque sempre o ícone do cadeado na barra de endereços. Ele demonstra que a página é segurança
– Domínios https possuem criptografia avançada, o que dificulta a invasão e o vazamento de dados
– Fique atento às formas de pagamento
– Adquira os produtos de forma consciente

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996