Barra Mansa
O Procon de Barra Mansa está realizando uma série palestras ao consumidor. A iniciativa possibilita ampliar as informações acerca dos direitos do cliente e acontece na sala de espera do órgão. Entre as temáticas abordadas está o prazo de cancelamento de compras pela internet, crédito consignado, troca de mercadorias, serviços bancários e telefonia.
O gerente do Procon BM, Bruno Volpe Maciel, explicou que os assuntos são selecionados conforme as demandas de atendimento.
– Escolhemos os temas que os consumidores mais procuram para resolver. Assim, através das palestras e distribuição de informativos, eles entendem quais são seus direitos básicos e de que maneira devem agir, caso se sintam lesados – disse.
A iniciativa, segundo Bruno, surgiu a partir dos atendimentos individuais.
– Como a sede do Procon não tem divisórias, os assuntos tratados acabam chamando a atenção daqueles que aguardam pelo atendimento. Dessa forma, conseguimos detectar que muitas questões são de interesse comum e daí, começamos a realizar as mini palestras – explicou o gerente, completando: – Elas acontecem simultâneas ao atendimento. Não interrompemos as orientações individuais para ministrar as mini palestras. Ao contrário, aproveitamos o fluxo de pessoas no órgão para disseminar as informações.
Quem aprovou o atendimento e a mini palestra do Procon BM foi a auxiliar de farmácia Márcia Aparecida de Paula Medeiros.
– Procurei o órgão para resolver questões referentes ao meu cartão de crédito e estou saindo daqui satisfeita com o serviço. É muito bom – comentou.
O metalúrgico Cleberson José Justo disse que não é a primeira vez que recorre aos serviços do Procon.
– Sempre fui bem atendido e hoje, saio satisfeito por encaminhar uma pendência com a Oi TV, que cobrou o adicional de R$ 200 pela troca do plano de canal de TV fechado, sendo que no contrato esse procedimento seria gratuito – esclareceu o consumidor.
Para dar conta da demanda, o Procon atua ao todo com nove profissionais. Entre as ações realizadas pelo órgão estão: pesquisa de preços, fiscalização externa, audiência, julgamento e cobrança. A previsão do gerente é de que o Procon atenda, este ano, pelo menos oito mil consumidores. De janeiro até a tarde de ontem, foram registrados 1,7 mil atendimentos. Em 2014, esse número foi de 6.028 atendimentos e, em 2013, de 5.077. As principais causas de reclamação dos consumidores estão relacionadas a serviços de telefonia móvel e bancários.